Caso Marielle: STJ recebe pedido de impeachment contra Domingos Brazão

​Chegou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) pedido para que seja instaurado processo por crime de responsabilidade contra o conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ) Domingos Brazão. Ele foi preso pela Polícia Federal, no último domingo (24/3), sob a suspeita de ser um dos mandantes da morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em 2018, no Rio de Janeiro.

O pedido foi apresentado pelo PSol e vai além da demanda pela instauração do procedimento. O partido solicita ainda afastamento cautelar do conselheiro.

No entanto, o STJ está com os sistemas informatizados fora do ar, por causa da segunda etapa de migração do banco de dados. Assim, o requerimento será distribuído a um ministro relator assim que os sistemas voltarem a funcionar.

O pedido de impeachment não se enquadra nas hipóteses de plantão do tribunal, então a matéria não pode ser deliberada monocraticamente pela Presidência.

Outro pedido

O Partido Socialismo e Liberdade (PSol) também protocolou, nesse domingo (24/3), pedido de cassação do mandato do irmão de Domingos, o deputado federal Chiquinho Brazão (RJ).

Na representação, endereçada ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, o PSol, antiga sigla de Marielle, alega que a cassação de Brazão é “uma necessidade”, pois é “mais um dia de mácula e de mancha na história” da Casa.

Chiquinho Brazão, deputado federal, e Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil do Rio, também foram presos pela PF. O trio é acusado de planejar a morte de Marielle Franco e Anderson Gomes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.