Eduardo Maróstica: “comece simples e com o básico, mas comece”

Como começar a empreender, a diferença entre informalidade e empreendedorismo, os principais erros das pessoas na abertura do próprio negócio, a construção de sucesso na carreira e muitos outros conceitos são os assuntos do terceiro e último episódio do ano do ‘BBTS Talks – Conexão Inovação’, uma parceria do Metrópoles com a BB Tecnologia e Serviços, com o consultor, professor e estrategista de negócios Eduardo Maróstica.

Maróstica é graduado em Administração e Comércio Exterior, pós-graduação e MBA em Gestão Estratégica de Organizações, mestrado em Administração, doutorado em Administração Comunicação e Educação, e PHD-pós-doutorado na Flórida, EUA.

É professor da FGV nos cursos de MBA e Pós-MBA nas disciplinas de Estratégia, Marketing, Relacionamento, E-Commerce, Vendas, CRM, Gestão Comercial, entre outras.

Eduardo Maróstica é sócio-diretor da Core Business, autor de quatro livros em Gestão, conteudista no portal meusucesso.com, com experiência na área de treinamentos e estratégias em Administração e Mercadologia, com destacada atuação em temas como motivação, mercado e globalização.

Fundador da mentoria Shark Minds, ele ministrou palestras para 85 empresas de portes e segmentos mais variados ao longo de 2024.

“Comece simples e com o básico, mas comece”

Para o especialista, ter sucesso na carreira é buscar a progressão, excelência e maestria no que escolheu fazer.

“É preciso focar no você é bom e evitar o que desconhece. Onde está o segredo de qualquer coisa na vida: ir aonde você tem excelência, aonde você tem acesso, conhecimento e network. Quando você vai no que você é bom, já está na metade do caminho”, ensinou Maróstica.

Transformar uma ideia de negócio em empreendimento de sucesso, diz Eduardo, não é algo que se faz com pressa e improviso – o empreendedor não deve se pautar na exceção e, sim, na regra.

A vida do empreendedor, alerta o consultor, não é simples e nenhum negócio é magnânimo para quem está começando.

“Monte seu plano de negócios, constitua seu CNPJ, idealize a sua empresa e, a partir disso, comece a dar os primeiros passos, que não serão fáceis e rápidos. O dinheiro vem com o sucesso. Se atalho fosse bom, não existiria caminho”, completou.

Liderança é pelo exemplo e errar faz parte

“Aposte no que você é bom e comece simples, com o básico. Mas comece, porque começar é mais importante do que dá certo. Até porque é fundamental errar muito”, afirmou.

Durante a conversa com a jornalista Natália André, Edu Maróstica destacou a importância de motivação e liderança para todo e qualquer negócio.

“Viver é maravilhoso. Você pode começar de novo, fazer as suas escolhas. Não é porque vários planos deram errado, que você deve desistir. Se motive! Comece de novo. O erro faz parte”, incentivou.

“As pessoas querem seguir alguém que as inspire. Liderança é modelo e exemplo. Então, é fundamental para quem quer liderar ter retidão, ser exemplo de conduta. Muita gente não tem formação nenhuma e lidera. E gente com grande formação e não lidera nada”, avaliou.

IA fala sobre o passado e protagonismo é viver o presente

Maróstica falou ainda sobre a importância do uso da inteligência artificial e ferramentas tecnológicas disponíveis para o sucesso do empreendedor. Para o especialista, não tem como as empresas prescindirem da tecnologia na atualidade.

“Costumo brincar que ou você é ponto com ou você é ponto morto”

Eduardo Maróstica

Inteligência artificial deve ser usada naquilo que o empreendedor não gosta, porque a IA “não consegue amar e sentir, não consegue ter empatia, porque ela fala sobre o passado. Quem é protagonista vive o tempo presente”.

A IA, como qualquer outra ferramenta tecnológica, ele diz, é apoio e complemento para quem empreende buscar a excelência.

Esses e muitos outros tópicos sobre empreendedorismo e inovação, estão no BBTS Talks com Eduardo Maróstica. Assista ao bate-papo completo por aqui:

 

BBTS Talks – Conexão Inovação

Essa série é promovida pelo Metrópoles, em parceria com a BB Tecnologia e Serviços, uma provedora de soluções inteligentes que atua em diversas áreas, incluindo gestão de segurança, soluções digitais, comunicação e conectividade — sempre destacando a inovação e a tecnologia.

O primeiro episódio, de outubro, contou com a comunicadora Rosana Hermann e foi sobre “criatividade e inovação no mundo digital”.

O segundo, de novembro, foi sobre “cultura inclusiva: como a diversidade impulsiona a inovação” com o consultor e especialista em diversidade, equidade e inclusão, Andre Fischer.

Todos estão disponíveis nas redes sociais e no metropoles.com.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.