Envio de placas de vídeo cai no 3º trimestre de 2024; NVIDIA cresce 2%

Um novo levantamento da empresa de pesquisa do mercado de hardware, Jon Peddie Research, revela que o envio de placas de vídeo caiu 14,5% no terceiro trimestre de 2024 comparado com o segundo trimestre. Em contrapartida, nesse mesmo período a NVIDIA cresceu 2%.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Como saber qual é sua placa de vídeo
  • Como surgiram as placas de vídeo?

 

Envio de placas de vídeo tem caído ano após ano

No terceiro trimestre de 2024, o total de GPUs dedicadas enviadas ao mercado foi de 8,1 milhões de unidades, uma queda de 14,5% – a maior já registrada desde o segundo trimestre de 2022. Naquela época, os envios caíram cerca de 35% em relação ao primeiro trimestre anterior de 2022.

A Jon Peddie Research mostra ainda que a quantidade de unidades de placas de vídeo enviadas nesse momento é o menor da atual década de 2020. Já a queda que aconteceu entre 2022 e 2023 é a mais expressiva desde 2015.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Envio de placas de vídeo 3º trimestre 2024
Envio de GPUs na última década (Jon Peddie Research)
Envio de placas de vídeo 3º trimestre 2024
NVIDIA lidera com folga o envio de GPUs (Jon Peddie Research)

Mesmo assim, a situação não impediu a NVIDIA de pegar 2% da fatia de mercado da AMD e chegar a 90% de market share no trimestre anterior, deixando a rival com o restante (10%). A Intel segue sem qualquer participação expressiva no mercado de placas de vídeo.

O envio de processadores, por outro lado, chegou a 20,1 milhões de unidades no terceiro trimestre deste ano, crescendo 42,2% em relação ao trimestre anterior. Na comparação com o mesmo período do ano passado, entretanto, houve queda de 3,4% no segmento.

As estimativas da empresa de pesquisa de mercado não são otimistas para o mercado de placas de vídeo. Para a Jon Peddie Research, a taxa de crescimento de envio deve cair em 6% entre 2024 e 2028 e chegar a 119 milhões de unidades até o fim deste período.

A queda neste trimestre pode ter relação com a espera pelas novas gerações de placa de vídeo. Tanto as GPUs NVIDIA GeForce RTX 50, quanto as AMD Radeon RX 8000 serão apresentadas durante a CES 2025 no início de janeiro.

Veja mais do CTUP:

  • Como funciona a votação do The Game Awards?
  • NVIDIA revela planos de empacotamento 3D de chips para IA
  • Presidente da AMD, Lisa Su é eleita a CEO de 2024; conheça sua trajetória

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.