Um eclipse lunar do tipo penumbral aconteceu na madrugada de segunda-feira (25). O fenômeno foi registrado pelas câmeras do Observatório Espacial Heller & Jung, no Rio Grande do Sul — e, por sorte, elas capturaram também a passagem de um meteoro.
- Eclipses 2024 | Veja quando tem eclipse solar e lunar neste ano
- Meteoro 40 vezes mais rápido que avião é registrado em SC e SP
Em um eclipse penumbral, a Lua entra na sombra mais fraca projetada pela Terra, chamada de penumbra. Isso causa um escurecimento tão discreto em nosso satélite natural que, muitas vezes, é percebido só pelos observadores mais atentos ou com algum instrumento em mãos.
Este eclipse começou à 1h da madrugada e chegou ao auge às 4h13. O fenômeno foi visível em todo o país e seu fim não pôde ser observado, pois a Lua mergulhou sob o horizonte por volta das 6h.
–
Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
–
Caso você tenha perdido o evento, não se preocupe. A equipe do Observatório Espacial Heller & Jung divulgou belas imagens capturadas da Lua escurecendo durante o eclipse.
Ver essa foto no Instagram
Por volta das 00h13, as câmeras do Observatório registraram um meteoro brilhante na região central do estado. Os meteoros acontecem quando fragmentos de rochas espaciais entram na atmosfera da Terra e são queimados, graças ao atrito com os gases.
Segundo a equipe, o objeto entrou na atmosfera à altitude de 96,5 km e durou 2,46 segundos. O meteoro registrado foi do tipo fireball (bola de fogo), nome dado àqueles mais luminosos que Vênus, o segundo objeto mais brilhante do céu noturno.
Os fireball podem até parecer raros, mas de acordo com a Organização Internacional de Meteoros (IMO), ocorrem todos os dias em todos os lugares do planeta.
Meteoro de alta magnitude é visto no céu do RS durante eclipse lunar na madrugada desta segunda-feira (25).
📽️Observatório Heller & Jung pic.twitter.com/3aUQa3Pe2j
— Jornal NH (@jornalnh) March 25, 2024
A maioria deles passa despercebida porque aparece durante o dia ou sobre regiões desabitadas, como os oceanos. Além disso, mesmo que uma bola de fogo apareça na sua região, seria necessário observando o céu na direção certa, no momento certo, para conseguir vê-la.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- X-Men ’97 quebra recorde do Disney+ e pode trazer de volta outras animações
- Brasil x Espanha | Onde assistir ao amistoso da Seleção ao vivo?
- Governo aprova primeira certificadora de apostas online no Brasil
- iPhone 16 e 16 Pro têm suposto protótipo de design vazado reforçando novidades
- Peixe mais raro do mundo dá cria e se salva da extinção
- 🤑 BAIXOU MAIS | Leve Galaxy S23 Ultra de 512 GB em ótima oferta