Rodrigo Constantino: conheça os fatores de risco para o câncer de boca

O comunicador Rodrigo Constantino revelou, na última sexta-feira (13/12), que está com câncer de boca e espera o resultado de uma biópsia para fechar o diagnóstico. Segundo ele, os primeiros sintomas apareceram na língua.

Constantino afirmou que “duas pessoas muito poderosas” queriam destruí-lo, o que teria ajudado no fator estresse, aumentando as chances do câncer.

Os tumores de boca são mais comuns em homens com mais de 40 anos, tabagistas, que bebem álcool em excesso, se expuseram ao sol na região dos lábios sem proteção por muitos anos, ou que têm diagnóstico positivo para HPV — a infecção aumenta 16 vezes o risco de câncer de garganta e causa 60% dos diagnósticos. A predisposição genética também aumenta as chances de desenvolver a doença.

Segundo o Manual MSD, algumas evidências científicas sugerem que o uso prolongado de enxaguantes bucais pode contribuir para o câncer oral pela quantidade de álcool presente na fórmula.

rodrigo constantino câncer
Rodrigo Constantino revelou estar com câncer

Um estudo recente, publicado em setembro deste ano, mostra que um conjunto de bactérias da boca pode aumentar o risco de ter câncer na região em 50%. Irritações repetidas em dentes, cáries, dentaduras mal adaptadas e higiene oral insuficiente também são fatores de risco.

“É preciso ir anualmente, no mínimo, ao dentista para que ele possa enxergar os sinais iniciais do tumor. Em casos mais simples, somente a remoção das lesões já costuma solucionar o problema, porém, em situações complexas, o paciente pode precisar também passar por sessões de radioterapia”, explica o cirurgião-dentista Sergio Lago, da S.I.N. Implant System, de São Paulo, em entrevista anterior ao Metrópoles.

O consumo exagerado e frequente de alimentos ultraprocessados também está relacionado ao desenvolvimento de tumores na boca.

Sintomas do câncer de boca

Quando os primeiros sinais aparecem na língua, como no caso de Constantino, é possível observar manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nas bordas do órgão. O paciente também tem desconforto para engolir e tem sangramentos na boca sem motivo.

Dor para engolir e dificuldade de movimentar a língua são sinais de que o câncer está em estágio avançado. Nesse momento, as chances de cura caem de 95% para 45%.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.