Por que ir ao supermercado pode ser o melhor para a bateria do carro elétrico

A bateria do carro elétrico tem sido alvo de novos estudos a cada ano. Uma nova pesquisa do SLAC-Stanford Battery Center trouxe boas notícias aos proprietários de carros elétricos. As baterias podem durar até um terço mais do que o previsto em estudos anteriores.

O trabalho, publicado na Nature Energy aponta que as condições de uso reais sobre a bateria do carro elétrico como trânsito, tráfego intenso, viagens curtas e longos períodos estacionados, podem aumentar significativamente a vida útil das baterias e adiar a necessidade de substituição ou troca do veículo.

A bateria do carro elétrico tem sido testada em laboratórios sob ciclos constantes de descarga e recarga para avaliar sua durabilidade.

na foto aparece a bateria do carro elétrico sendo carregada em um posto

Carro elétrico sendo carregado – Foto: Pixabay

Essas condições padronizadas não refletem o uso cotidiano dos carros elétricos, como ressaltou Simona Onori, professora associada de ciências e engenharia de energia em Stanford.

“Ficamos surpresos ao descobrir que dirigir com acelerações frequentes, frenagens regenerativas e longos períodos de repouso ajudam as baterias a durarem mais do que imaginávamos com base nos testes tradicionais.”

Perfis de cargas de bateria do carro elétrico

Os pesquisadores criaram quatro perfis de descarga, incluindo padrões dinâmicos baseados em dados reais de direção. Eles testaram 92 baterias de íons de lítio comerciais por mais de dois anos.

Os resultados mostraram que os perfis mais próximos do uso real aumentam a longevidade das baterias. Os fatores como as acelerações rápidas e curtas, que antes eram consideradas prejudiciais, demonstraram reduzir o envelhecimento das células.

“Pressionar o pedal com força não acelera o desgaste da bateria, mas pode até retardá-lo”, explicou Alexis Geslin, coautor do estudo e doutorando em ciência de materiais e engenharia em Stanford.

na foto aparece a bateria do carro elétrico sendo carregada em um posto

Carros elétricos são carregados na tomada de postos ou shoppings – Foto: Reprodução

O estudo de bateria do carro elétrico analisou o impacto do uso frequente em comparação ao envelhecimento natural pelo tempo.

Enquanto baterias usadas em frotas comerciais, como ônibus e vans, sofrem mais com ciclos constantes de carga e descarga, os carros usados de forma intermitente por consumidores apresentam um envelhecimento mais relacionado ao tempo do que ao uso.

Essa descoberta tem implicações práticas na bateria do seu carro elétrico. As montadoras podem ajustar o software de gerenciamento de baterias para equilibrar o envelhecimento por tempo e ciclos, otimizando a durabilidade.

Para os consumidores, isso pode significar maior confiabilidade e menos custos com manutenção.

Além de prolongar a vida útil das baterias atuais, o estudo abre caminho para o desenvolvimento de novos materiais e designs.

“Avaliar baterias com perfis realistas de demanda será crucial daqui para frente”, afirmou Le Xu, pesquisador do projeto. Os resultados também têm implicações em outras áreas, como energia solar, plásticos e biomateriais, onde o envelhecimento afeta diretamente a eficiência e a durabilidade.

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