Apple encerrará vendas do iPhone 14 e iPhone SE na Europa; Entenda o motivo

A Apple deve deixar de vender o iPhone 14, iPhone 14 Plus e o iPhone SE de terceira geração na Europa no dia 28 de dezembro. A diretriz segue a nova regulamentação da União Europeia (UE) relacionada aos smartphones com carregamento com fio, que exigirá a presença da porta USB-C. Em outras palavras, a marca não poderá comercializar celulares com entrada Lightning nos países que pertencem à UE, como os iPhones mencionados.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Apple copiando Google? Novo iPhone teria design “xerocado” do Pixel
  • Novo iPhone SE “barato” ganha provável data de lançamento

Entenda a proibição das vendas

Conforme relatório publicado no site iGeneration, os três celulares são os que ainda contam com a entrada exclusiva de iPhone. Ainda segundo o blog francês, o iPhone 14, iPhone 14 Plus e o iPhone SE serão vendidos no e-commerce oficial da Apple e lojas de varejo europeias até 28 de dezembro — data em que a lei entra em vigor. Mas na Suíça, os dispositivos serão removidos da loja online da marca já no dia 20 de dezembro.

Em relação aos demais revendedores autorizados, eles poderão seguir com as vendas até que o estoque acabe.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

iPhone 14 Plus chamou a atenção pelo tamanho da tela (Imagem: Divulgação/Apple)

Outros produtos Apple seguirão a diretriz

Além dos três iPhones, a empresa de Cupertino planeja encerrar as vendas de outros produtos com entrada Lightning na região. Um destes aparelhos seria o Magic Keyboard sem Touch ID. Importante lembrar que a nova regulamentação inicia ainda neste mês.

A Apple planeja parar de vender alguns outros produtos baseados em Lightning na União Europeia também, incluindo seu Magic Keyboard estendido sem Touch ID , de acordo com o relatório. Esse teclado ainda é equipado com uma porta Lightning para carregamento.

Magic Keyboard sem Touch ID é mais um dispositivo com Lightning (Imagem: Divulgação/Apple)

Países que não terão iPhones com Lightning

É importante destacar que a ação da Apple é válida somente para os países que integram a União Europeia. São eles: Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Polônia, Portugal, Romênia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha e Suécia.

O relatório menciona que apesar do Reino Unido ter deixado o bloco em 2020, a marca não venderá os produtos na Irlanda do Norte, já que o país segue leis comerciais da UE.

iPhone SE deve retornar para a Europa em breve

Embora o iPhone SE deixe o mercado europeu no próximo dia 28 de dezembro, a próxima geração do celular está cada vez mais perto.

Conforme noticiamos anteriormente, o novo iPhone SE “barato” ganhou provável data de lançamento, que remete a março de 2025.

Dentres os destaques do iPhone SE 4, estariam especificações para a IA da Apple — Apple Intelligence, como o chip A18 e 8 GB de RAM. A tela seria OLED e bem maior que a geração anterior: 6,1 polegadas. Além disso, as câmeras e a bateria também teriam um grande salto de desempenho.

Vazamento apontou o que seriam as especificações do iPhone SE 4 (Imagem: Reprodução/X)

VÍDEO: iPhone 14 Plus x iPhone 15: QUAL é o melhor?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.