Bairro pode influenciar frequência de exercícios físicos, diz estudo

Tirar uma merecida pausa do computador para uma rápida caminhada ao redor do quarteirão é, sem dúvida, uma das maneiras mais fáceis de aderir exercícios físicos na rotina. E, se você tiver a sorte de viver em um “bairro onde se pode andar a pé”, isso pode beneficiar sua saúde e condicionamento físico, de acordo com um estudo.

A pesquisa publicada no American Journal of Epidemiology examinou a relação entre “capacidade de caminhar pelo bairro” e exercícios diários usando dados de 11.000 gêmeos (5.477 pares), que moram em locais diferentes.

Uma análise revelou que aqueles que viviam em áreas consideradas mais caminháveis ​​dos Estados Unidos realmente eram mais ativos fisicamente. Um aumento de 55% na capacidade de caminhar no bairro foi associado a um aumento de 23% nos minutos de caminhada semanais. Isso equivale a aproximadamente 19 minutos adicionais por semana por residente.

A maior acessibilidade a pé nos bairros reduziu a probabilidade de os moradores usarem transporte público

A maior acessibilidade a pé nos bairros reduziu a probabilidade de os moradores usarem transporte público em 32%. Além disso, bairros onde se pode caminhar, com populações densas e comodidades locais acessíveis, como lojas e parques, incentivam a caminhada.

O estudo usou um delineamento de gêmeos que foi controlado para fatores genéticos e familiares. A caminhabilidade foi avaliada com base na densidade de interseção, densidade populacional e acessibilidade ao destino.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.