Sonda da NASA flagra lava brilhante em Io, a lua vulcânica de Júpiter

A NASA publicou novas fotos de Io, feitas durante os sobrevoos da sonda Juno realizados entre 2023 e 2024. As imagens revelam detalhes desta lua vulcânica de Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar. 

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Lua joviana Io apresenta uma das maiores erupções já observadas
  • Vulcões da lua Io estão ativos desde quando o Sol era bebê

“Durante os sobrevoos da Juno por Io, seus instrumentos detectaram mudanças recentes na superfície e até o brilho da lava ativa”, escreveram os membros da agência espacial em uma publicação no X, o antigo Twitter.

Na foto, setas e círculos vermelhos indicam onde estão os fluxos de lava ativos flagrados pela Juno. Trata-se da região Zal Montes-Patera, composta por duas montanhas cercando uma estrutura de fluxos de lava frescos. 

As imagens foram feitas quando a espaçonave estava a cerca de 1.500 km de Io. A distância era tão pouca que estas são algumas das fotos com a mais alta resolução já obtida pela sonda. 

Outra foto traz uma estrutura diferente: ela é alongada e curva, e foi encontrada perto da formação das fotos anteriores. Para os cientistas, trata-se de um canal esculpido por lava ativa. Ainda, é possível ver Tonatiuh, um fluxo de lava com mais de 150 km de comprimento.

Detalhes de Zal Montes-Patera pelos “olhos” da Juno (Imagem: Reprodução/NASA / Caltech-JPL / SwRI / LPI/USRA)

E, afinal, de onde vem tanta lava? O que acontece é que Io é uma lua que está em um cabo de guerra constante com as luas vizinhas e, claro, com Júpiter. “Não tem apenas o maior planeta do Sistema Solar puxando-a gravitacionalmente, mas também tem as ‘irmãs galileanas’ de Io, Europa e Ganimedes, a maior lua do Sistema Solar”, explicou a NASA.

Estes efeitos gravitacionais “esticam” e “comprimem” Io o tempo todo, aquecendo seu interior — é como o que acontece com uma bola de argila que acaba aquecida após ser apertada várias vezes. Por isso, Io se tornou o mundo mais vulcanicamente ativo no Sistema Solar, com vulcões que expelem lava a dezenas de quilômetros de altura.

Leia também:

Fotos de Io feitas pela Juno mostram detalhes da superfície da lua

Sonda Juno tira fotos incríveis da lua vulcânica Io, de Júpiter

Vídeo: como tirar foto da Lua?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.