Última semana da primavera será de chuva e altas temperaturas em SP

São Paulo — A última semana da primavera será marcada por pancadas de chuva e temperaturas máximas variando entre 26° C e 32° C na Grande São Paulo, de acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A partir desta segunda-feira (16/12), a tendência é de muitas nuvens com chuva isolada ao longo do dia, com temperatura máxima alcançando os 32º C. O verão tem início no país no próximo sábado (21/12).

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a capital terá máxima de 28º C nesta segunda, e deve apresentar sol entre nuvens, com a nebulosidade aumentando com a chegada da brisa marítima no final do dia. Entretanto, não há condições para chuvas significativas.

Na terça-feira (17/12), o sol aparece entre nuvens, mas os ventos que passam a soprar de sul e sudeste devem amenizar as temperaturas, além de favorecer a ocorrência de chuvas isoladas principalmente entre o final da tarde e o início da noite. As temperaturas variam entre mínimas de 15° C e máximas que chegam a 28º C, segundo o Inmet.

Os dados do CGE mostram que dezembro acumulou até o momento 55,4mm de chuva, o que corresponde a 30,2% dos 182,9mm esperados para o mês.

Estado de SP

No Vale do Paraíba, a temperatura máxima deve ser a partir de 30° C nas principais cidades nesta segunda até quinta-feira (19/12), pelo menos. Em São José dos Campos, por exemplo, a previsão é de máxima de 30° C e mínima de 13° C, enquanto os termômetros irão variar entre 15º C e 31º C em Taubaté.

No interior, cidades como Campinas, Ribeirão Preto e Sorocaba terão variação de temperatura entre 16º C e 29º C, com pancadas isoladas de chuva.

Nas quatro cidades do litoral norte — Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião —, as máximas podem chegar a 34º C, enquanto as mínimas ficam em torno dos 17º C. Na Baixada Santista e no Vale do Ribeira, as máximas também estão na casa dos 34º C. Nas principais cidades dessas regiões, há previsão de nebulosidade e de pancadas isoladas de chuva.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.