‘Enem dos Professores’: entenda como vai funcionar o novo concurso unificado em 2025

O MEC (Ministério da Educação) prepara o lançamento do “Enem dos Professores”, um concurso nacional unificado destinado à contratação de profissionais da educação para 2025. A proposta anunciada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, durante o G20 Educação, visa reduzir custos com outros concursos públicos.

Enem dos Professores preencherá lacunas das vagas temporárias

Estados e municípios poderão escolher como usar o ‘Enem dos Professores’ – Foto: Ricardo Wolffenbüttel/ SECOM

O objetivo do exame é ampliar as oportunidades de seleção de professores, especialmente em pequenos municípios que enfrentam dificuldades em organizar concursos públicos. A prova ficará disponível para estados e municípios que optarem por aderir à iniciativa.

'Enem dos Professores' visa redução de custos na realização de outros concursos públicos

Novo concurso nacional unificado pode reduzir gastos em estados e municípios – Foto: Prefeitura de Chapecó/Divulgação/ND

Estados e municípios poderão escolher como aderir ao ‘Enem dos Professores’

Conforme o secretário executivo do MEC, Leonardo Barchini, a iniciativa atende a uma demanda crescente por soluções eficientes na seleção de educadores. “A seleção de professores é um gargalo no país, temos um movimento crescente de professores temporários em estados e municípios”, afirmou o secretário.

Os entes federados terão liberdade para decidir como utilizar a avaliação desenvolvida pelo Ministério da Educação, podendo optar pelo novo modelo ou seguir com seus próprios concursos. O exame será oferecido de forma gratuita, o que segundo Barchini pode gerar significativa economia de recursos.

Concurso será gratuito de acordo com o MEC

Exame será oferecido de forma gratuita, segundo o MEC – Foto: PMC/Reprodução/ND

“Há um incentivo muito grande que é a organização da prova, que não é algo simples. A gente vai economizar muitos recursos de estados e municípios que gastam bastante fazendo concurso”, disse Barchini.

O secretário destaca que esse será “o maior incentivo que o estado e município poderia ter, além de uma boa seleção e a garantia de uma boa prova, realizada pelo Ministério, é essa questão de poder aderir gratuitamente e de poder economizar recursos para utilizar em outras fontes”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.