EUA tentam tranquilizar população após relatos de drones misteriosos

Após diversos drones não identificados sobrevoarem o território norte-americano, o governo dos Estados Unidos tenta tranquilizar a população local sobre o mistério no céu do país.

O primeiro relato dos supostos objetos não identificados aconteceu em 18 de novembro, sobre o estado de Nova Jersey. Desde então, os drones também foram detectados nas regiões de Nova York, Connecticut, Pensilvânia, Massachusetts e Virgínia.

Até o momento, não está claro quem são as pessoas responsáveis por sobrevoar os objetos, nem de onde eles vieram. Os casos, no entanto, já obrigaram o fechamento temporário de pistas do Aeroporto Internacional Stewart, em Nova York, na última sexta-feira (13/12).

Identidade equivocada

Depois do grande número dos objetos sobrevoando áreas da Costa Leste dos EUA, autoridades do país vieram a público na tentativa de tranquilizar a população quanto ao assunto.

Durante uma coletiva de imprensa realizada no sábado (14/12), representantes do FBI afirmaram que uma investigação sobre os avistamentos foi aberta dois dias após o primeiro relato, em 20 de novembro.

 

Em um comunicado conjunto, o Departamento de Segurança Interna Federal (DHS, na sigla em inglês) e o FBI afirmaram que os voos não representam uma ameaça contra a segurança nacional do país, e ainda revelaram que não há evidências de que os supostos drones tenham ligações com atores externos.

“Não temos evidências neste momento de que os avistamentos de drones relatados representem uma ameaça à segurança nacional ou à segurança pública ou tenham um nexo estrangeiro. O FBI, o DHS e nossos parceiros federais, em estreita coordenação com a Polícia Estadual de Nova Jersey, continuam a implantar pessoal e tecnologia para investigar esta situação e confirmar se os voos de drones relatados são realmente drones ou são aeronaves tripuladas ou avistamentos imprecisos”, disseram as autoridades.

Além disso, os dois órgãos afirmaram que os resultados de investigações preliminares apontam que os objetos podem não ser drones, mas sim aeronaves tripuladas legalmente.

“Historicamente, temos vivenciado casos de identidade equivocada, onde drones relatados são, na verdade, aeronaves ou instalações tripuladas. Estamos apoiando a polícia local em Nova Jersey com vários métodos de detecção, mas não corroboramos nenhum dos avistamentos visuais relatados com detecção eletrônica. Ao contrário, após revisão das imagens disponíveis, parece que muitos dos avistamentos relatados são, na verdade, aeronaves tripuladas, operando legalmente. Não há avistamentos de drones relatados ou confirmados em nenhum espaço aéreo restrito”, disse um comunicado emitido em 12 de novembro.

Trump acusa governo de esconder o jogo

Ao se pronunciar pela primeira vez sobre o caso, o presidente eleito nos EUA, Donald Trump, acusou o governo de Joe Biden de estar escondendo informações sobre o mistério que cerca o céu norte-americano.

Em uma publicação na Truth Social, além de exigir que informações sobre o assunto se tornem públicas, o republicano ainda incitou que os objetos misteriosos sejam derrubados com tiros.

“Avistamentos misteriosos de drones por todo o país. Isso pode realmente estar acontecendo sem o conhecimento do nosso governo? Eu não acho! Deixe o público saber, e agora. Caso contrário, atire neles!!”, escreveu Trump na última sexta-feira (13/12).

Já nessa segunda-feira (16/12), o republicano voltou a se pronunciar sobre o caso e, sem provas, e acusou o governo dos EUA de omitir informações para a população norte-americana.

“Nossos miliares sabem e nosso presidente [Biden] sabe [o que está acontecendo]. E por algum motivo eles querem manter as pessoas em suspense”, declarou Trump durante coletiva de imprensa realizada em Mar-a-Lago.

 

 

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.