UNIFEBE ministra formação continuada aos profissionais da rede estadual

Mais de 400 professores e gestores da rede estadual de educação da Grande Florianópolis participaram, entre setembro e dezembro deste ano, do ciclo de palestras e oficinas promovido pelo Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE. A instituição foi convidada pela Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Florianópolis para conduzir a formação continuada realizada no segundo semestre de 2024. A iniciativa é fruto da parceria da UNIFEBE com a Secretaria de Educação do Estado, em contrapartida aos recursos destinados pelo governo do Estado de Santa Catarina para o Programa Universidade Gratuita.

“O convite da CRE de Florianópolis é reflexo dos nossos indicadores institucionais e dos conceitos atribuídos pelo MEC à UNIFEBE e aos cursos de licenciatura da nossa instituição. Ele evidencia a qualidade do nosso ensino e dos nossos docentes. Por meio dessa parceria, aproximamos ainda mais a universidade da comunidade, auxiliando e capacitando os professores da rede estadual de Educação Básica”, destaca o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa.

Ao longo dos quatro meses, a UNIFEBE ministrou mais de 70 horas de formação para assessores de direção, professores de Educação Inclusiva, professores da Alfabetização, professores do Ensino Médio e especialistas (orientadores educacionais, supervisores e administradores escolares).

Aos assessores de direção, o pró-reitor de Graduação falou sobre o Plano de Gestão Escolar, Planejamento e Liderança. Já o assessor de Desenvolvimento Institucional, Robson Zunino, tratou da Legislação Escolar, princípios da Gestão Democrática e o papel da Gestão Escolar. Por fim, o professor André Luiz Thieme trabalhou temas voltados à resolução de conflitos, escuta, mediação e autoconhecimento.

Para os professores de Educação Especial, os professores e psicólogos da UNIFEBE, Ana Paula Santos Siqueira, Luzia de Miranda Meurer e André Luiz Thieme, falaram sobre Educação Inclusiva, acolhimento, avaliação, ensino-aprendizagem e sobre o trabalho em sala de aula com o estudante autista.

Com foco na Alfabetização, a professora Luciane Oliveira da Rosa apresentou a oralidade, a leitura e a escrita na perspectiva do letramento. Já a professora Ana Paula Santos Siqueira abordou o currículo inclusivo e a avaliação na alfabetização. A professora Hannelore Nehring falou sobre a Alfabetização Matemática, por meio de jogos e brincadeiras, e a professora Luciane Oliveira da Rosa encerrou o ciclo formativo com foco na organização do trabalho pedagógico na alfabetização.

Para trabalhar as metodologias ativas no Ensino Médio, os professores Fernando Luís Merízio, Giselly Cristine Mondardo Brandalise e Sidnei Gripa ministraram uma série de oficinas sobre gamificação, Chat GPT, Aprendizagem Baseada em Projetos, Aprendizagem Baseada em Jogos na Educação e Aprendizagem Baseada em Equipe.

As competências e atribuições dos supervisores, orientadores e assistentes técnicos pedagógicos, o planejamento na prática pedagógica escolar, além da resolução de conflitos, escuta e mediação, foram os temas trabalhados pelas professoras Shirlei de Souza Corrêa, Eliane Kormann, André Luiz Thieme e pelo assessor de desenvolvimento institucional, Robson Zunino, com os profissionais especialistas.

“Foram formações muito ricas em termos de conhecimento pedagógico e profissional, que tiraram grande parte dos cursistas da zona de conforto. Com os temas abordados, eles puderam retornar ao ambiente escolar com uma visão ampliada sobre a educação. Muitos relataram que conseguiram já aplicar os conhecimentos e já estão, sim, utilizando esses conceitos no planejamento e na forma de ver a sua aula e o seu ambiente de trabalho. Então, agradecemos à UNIFEBE pela qualificação dos profissionais que ministraram as palestras e oficinas e já estamos aguardando as próximas formações que virão em 2025”, avalia a coordenadora do CRE de Florianópolis, Lilian Sandin Boeing.

A reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, ressalta que esta é a segunda formação continuada ministrada em 2024 pela UNIFEBE à equipe da rede estadual de educação. “No primeiro semestre, realizamos um ciclo formativo com os profissionais da regional de Brusque e, desta vez, fomos convidados pela regional de Florianópolis. Para nós, é muito gratificante, como contrapartida do Programa Universidade Gratuita, promover essas formações e, diretamente, contribuir com a qualidade do ensino no estado. É um ciclo virtuoso que impacta positivamente nossas escolas e estudantes da rede pública de ensino”, esclarece a reitora.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.