Filme sobre Pinheiro Neto, ex-ministro de Jango, será lançado em maio

Chega aos cinemas em maio um documentário que mostra a atuação do advogado, jornalista e ex-ministro João Pinheiro Neto (1928-2006) pela reforma agrária nos anos 1960, durante o governo João Goulart, derrubado pelo golpe militar de 1964.

Dirigido Caio Bortolotti e Bárbara Goulart, neta de Jango, e produzido por Henrique João Pinheiro, filho do protagonista do documentário, “Terra revolta: João Pinheiro Neto e a reforma agrária” acabou de ganhar trailer, cartaz (veja abaixo) e data para uma sessão com convidados no Rio de Janeiro: 4 de abril.

Cartaz do filme "Terra revolta: João Pinheiro Neto e a reforma agrária"

O filme tem narração do ator Paulo Betti e traz depoimentos inéditos de Maria Thereza Goulart, viúva de Jango, Almino Affonso, único ministro vivo do governo do ex-presidente, historiadores e pesquisadores. Familiares e amigos de João Pinheiro Neto, morto em 2006, aos 77 anos, também concederam entrevistas à produção, que reúne arquivos pessoais e documentos históricos.

Sob Jango, Pinheiro Neto foi ministro do Trabalho e da Previdência Social entre 1961 e 1962 e presidente da Secretaria de Política Agrária de 1963 a 1964. Depois do golpe, que completa 60 anos no próximo domingo, sua atuação foi considerada subversiva e ele foi preso. Silvia, sua filha, conta no filme que o ex-ministro se sentia exilado dentro do país, que ele se recusou a deixar durante a ditadura.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.