Startup do Japão aborta missão minutos após lançamento de foguete

A startup Space One tentou lançar seu foguete Kairos No. 2 pela segunda vez nesta quarta (18), levando satélites ao espaço. Entretanto, a missão foi abortada alguns minutos após o veículo deixar a plataforma e se autodestruir. O desfecho vem nove meses após o primeiro lançamento da empresa, que acabou em explosão. 

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Kairos | Foguete do Japão explode em seu 1º voo
  • Motor de foguete japonês explode de novo durante testes; assista

O lançamento foi realizado na prefeitura de Wakayama, na região central do país. O foguete chegou a 100 km de altitude e até alcançou o espaço, mas segundo a empresa, o voo foi abortado após perceberem que o veículo dificilmente completaria sua missão. 

“Sentimos muito por não termos chegado até o fim da missão”, declarou Masakazu Toyoda, presidente da Space One. “Não consideramos isso uma falha, porque estamos conseguindo dados valiosos que vão nos ajudar em nossa busca por um próximo desafio”, acrescentou. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Segundo Toyoda, a equipe planeja descobrir a causa do ocorrido para resolver o problema o quanto antes e, assim, ter sucesso na próxima missão. Já Mamoru Endo, executivo da Space One e engenheiro espacial, acredita que a estabilidade de voo do foguete pode ter sido afetada por uma anomalia no primeiro estágio ou em seu sistema de controle. 

Com isso, o veículo começou a viajar fora de controle, seguindo em uma trajetória espiral; cerca de três minutos depois, o Kairos acionou seu sistema autônomo de segurança, se destruindo pouco após o lançamento. O foguete levava cinco pequenos satélites, incluindo um da agência espacial de Taiwan e outros de startups japonesas. 

O voo desta quarta (18) foi adiado duas vezes devido a condições meteorológicas desfavoráveis, e ocorreu nove meses após o lançamento de março. Naquela missão, o foguete foi detonado propositalmente poucos segundos após o lançamento. A Space One quer se tornar a primeira empresa do Japão a levar um satélite à órbita, oferecendo um foguete pequeno e de baixo custo para impulsionar a indústria espacial do país.

Leia também:

Tragédias espaciais: os 10 maiores acidentes de todos os tempos 

Acidentes espaciais: 5 pousos desastrados em outros mundos

Vídeo: A Lua está enferrujando?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.