Qual é o futuro do Xbox? CEO da Microsoft revela planos da empresa

O CEO da Microsoft, Satya Nadella, confirmou que uma nova estratégia para o Xbox está em andamento e a marca está sendo levada para outra direção. Em evento com investidores realizado na última semana, o chefão da companhia explicou que o que definirá sua divisão gamer no futuro serão as plataformas em que os jogos que produzem estarão presentes. 

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Game Pass: quais as diferenças entre os planos de assinatura?
  • Microsoft libera gameplay na nuvem de jogos comprados para Xbox

O que já foi dito antes por Phil Spencer e Sarah Bond foi reforçado por Nadella, que destacou o novo foco da plataforma: estar disponível em vários dispositivos, onde o gamer estiver, independentemente se ele tem um console Xbox em casa ou não. 

“Vamos levar a diversão de jogar para todos os lugares. E é por isso que, mesmo nas propagandas atuais do Xbox, estamos redefinindo o que torna uma pessoa fã do Xbox. É ser apto a aproveitar seu Xbox em todos os dispositivos”, afirmou o CEO da Microsoft.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A fala de Nadella expressa o que a companhia enxerga sobre o futuro do Xbox, possivelmente indicando a posição que a marca tomará na indústria gamer daqui em diante. Mesmo que a empresa já tenha dito que não abandonará o lançamento de videogames no futuro, outro tipo de abordagem já está sendo tratada como a principal: lançamentos multiplataforma, expansão via nuvem e aprimoramento do serviço por assinatura Xbox Game Pass.

O CEO da Microsoft afirma que a divisão gaming segue bem, mesmo após a compra da Activision (Imagem: Divulgação/Xbox)

O plano da Microsoft para o Xbox

É importante reforçar que a declaração do CEO da Microsoft vai de encontro a diversas falas “isoladas” de Phil Spencer e Sarah Bond, principalmente sobre a direção que a divisão Xbox está tomando. O plano não é mais atrair o público para seus consoles e serviços, mas sim levá-los a todos – das mais variadas formas possíveis.

Em primeiro estágio, vemos os lançamentos multiplataforma. Indiana Jones e o Grande Círculo, o grande lançamento do Xbox Game Studios em 2024, chegou inicialmente para Xbox Series e PC, mas já está de malas prontas para o PS5 no próximo ano. Dos cinco títulos que o estúdio pretende lançar em 2025, dois deles também chegarão ao console da Sony. Rumores apontam que a divisão trabalha com a ideia de não haver mais jogos “exclusivos”.

The Outer Worlds 2, recém-exibido no The Game Awards 2024, terá versão para o PS5. DOOM: The Dark Ages seguirá o mesmo caminho. Já Avowed, Fable e South of Midnight ainda têm futuro incerto – embora novidades sobre eles sejam aguardadas para o início de 2025.

Além do Xbox Cloud Gaming em smartphones, a Microsoft também flerta com a ideia de trabalhar com um console portátil – nos moldes do ASUS ROG Ally X, Lenovo Legion GO e MSI Claw. Desta forma, seus principais games poderão acompanhar o público sem estarem presos a uma TV ou desktop. Com a Nintendo liderando este mercado e a Sony já declarando estar de olho nisso, era questão de tempo até a Microsoft seguir o mesmo caminho. 

Somado a isso, a última pesquisa de vendas na Europa revelou que o PS5 Pro (produzido para um nicho bem específico, com sua base já estabelecida no mercado há quatro anos) vendeu mais que o Xbox Series durante o mês de novembro. Levando isso em consideração, faz todo o sentido que a companhia esteja mudando de direção e focando em outras abordagens para seguir relevante no mercado. 

Microsoft está “satisfeita” com divisão Xbox

Mesmo seguindo para outras direções, o CEO da Microsoft afirma estar satisfeito com o status atual da divisão Xbox e seus grandes lançamentos – como Call of Duty: Black Ops 6 e Indiana Jones e o Grande Círculo. Tudo parece estar saindo conforme o planejado pela companhia:

“Estou me sentindo muito bem para onde caminhamos em gaming. De fato, agora, é o período de pico – obviamente com o novo Call of Duty: Black Ops, tem sido fantástico ver o lançamento e marketing sobre ele, o barulho que fizeram sobre ele e o amor por jogar”, revelou o CEO da Microsoft.

Satya Nadella também apontou que não reduzirá os investimentos na divisão Xbox, já que a enxerga como um dos principais motores da companhia nos últimos anos.

Essa mudança de direção do Xbox está seguindo para onde a Microsoft deseja (Imagem: Divulgação/Xbox)

“Eu penso sobre isso e escolhemos a categoria de crescimento secular em entretenimento, que acho ser a gaming, e dito isso, vamos duplicar. Essa tem sido a paixão da Microsoft desde então”. 

O CEO da Microsoft também aponta que a aquisição da Activision Blizzard ocorreu no momento certo e que trouxe um progresso ainda maior para todos os projetos da companhia relacionados ao gaming:

“Nossa estratégia com o conteúdo da Activision agora é seguir com força total. Nos sentimos fantásticos com o progresso feito. E mais importante, a longo prazo e como corporação, podemos trazer o melhor da inovação em IA, nuvem, console e PC para trazer os melhores jogos e que podem ser aproveitados por todos em vários lugares”.

 

Leia outras matérias do Canaltech:

  • Capcom promete reviver franquias antigas nos novos consoles
  • O que é um jogo Roguelite? Guia completo sobre o gênero
  • Padrão HDMI 2.2 será anunciado em 2025 e exigirá novo cabo

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.