O Coren-RJ condena a responsabilização da equipe de Enfermagem sem apuração dos fatos na UPA da Cidade de Deus

Considerando as últimas notícias veiculadas na imprensa e nas redes sociais sobre o caso na UPA da Cidade de Deus, o Coren-RJ reafirma seu compromisso repudiando qualquer ação truculenta da administração pública contra os profissionais de Enfermagem sem as devidas apurações legais.

Na segunda-feira, 16 de dezembro, o Coren-RJ compareceu à Unidade de Pronto Atendimento da Cidade de Deus, visando iniciar o levantamento de informações e documentos relacionados à conduta e aos serviços de enfermagem prestados naquela unidade em especial, no que concerne à morte do paciente ocorrido no dia 13/12/2024.

O Ato Fiscalizatório foi realizado pela Enfermeira Fiscal Priscila Lima, acompanhada pela Vice-presidente da Autarquia, Drª Rosimere Maria e pela Conselheira Isabela Nanúbia.

Durante a fiscalização foi realizada reunião com representantes da Rio Saúde e o Enfermeiro Responsável Técnico da UPA tendo sido prestado informações e esclarecimentos importantes para a dar início à apuração dos fatos relacionados à conduta ética profissional.

A Vice-presidente se reuniu com os profissionais de enfermagem que estavam na escala de atendimento no dia da ocorrência, oportunizando a cada um deles o direito, ainda que informalmente, à fala ouvindo o relato dos fatos e outras questões relevantes relacionadas aos serviços de saúde prestados naquela unidade.

Situações como essas devem ser tratadas com cuidado e responsabilidade. É imperioso a apuração para a correta responsabilização, mas é imprescindível e obrigatório o respeito e a observância dos direitos fundamentais dos profissionais que ali atuaram, considerando todas as circunstâncias que envolveram os fatos.

O Coren-RJ está acompanhando de perto todo o desdobramento dessa trágica situação junto à Rio Saúde e, paralelamente, fará a apuração da conduta dos profissionais de enfermagem de forma correta, isenta e responsável, respeitando os direitos individuais e outorgando a cada um o direito ao contraditório e à ampla defesa.

A enfermagem é a base do sistema de saúde, e o Coren-RJ defende a prestação de um serviço de qualidade à população e estará sempre ao lado daqueles que dedicam suas vidas ao cuidado do próximo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.