SpaceX vai lançar de uma só vez duas missões à Lua em janeiro

Novos módulos de pouso devem ser lançados à Lua em janeiro. A japonesa ispace anunciou na terça (17) que sua segunda missão lunar vai ser enviada rumo ao nosso satélite natural com um foguete Falcon 9, da SpaceX, que também vai lançar o lander lunar Blue Ghost, da Firefly Aerospace.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Apollo 11 | Missão que levou o homem à Lua completa 55 anos 
  • Missão Artemis I: tudo sobre nosso 1º passo no retorno à Lua

“Hoje, temos o prazer de anunciar que, em aproximadamente um mês, a histórica Missão 2 da ispace vai ser lançada, e faremos nossa segunda tentativa de pousar na Lua”, declarou Takeshi Hakamada, o fundador e CEO do ispace em um comunicado. “Vejo vocês na Lua!”, acrescentou. 

Foi em abril do ano passado que a ispace tentou pela primeira vez pousar o lander Hakuto-R na superfície lunar, mas não tiveram sucesso: a borda de uma cratera confundiu as leituras do sensor de altitude do lander, que acabou se chocando com o solo lunar. Agora, a Mission 2 vai enviar o lander Resilience, uma versão atualizada do seu antecessor, rumo à planície Mare Frigoris.

Já o Blue Ghost é a primeira missão da Ghost Riders In the Sky, iniciativa da empresa para levar 10 instrumentos científicos e demonstrações de tecnologia à Lua para a NASA. O projeto faz parte do programa Commercial Lunar Payload Services (CLPS), da agência espacial. 

Representação do lander Blue Ghost na superfície da Lua (Imagem: Firefly Aerospace)

Se tudo correr bem, o Blue Ghost vai entrar na órbita da Lua 45 dias após o lançamento, ou seja, antes do Resilience, e deve pousar em Mare Crisium, uma bacia basáltica. Como apenas o lander Odysseus da Intuitive Machines é a única espaçonave privada que conseguiu pousar na Lua até agora, o sucesso de qualquer uma das missões seria histórico.

Leia mais:

SpaceX lança à Lua módulo comercial Odysseus com apoio da NASA

Da Apollo 1 à Apollo 17: o que fez cada missão do programa lunar da NASA?

Vídeo: Como tirar foto da Lua

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.