Google revela IA que “pensa” para solucionar questões mais complexas

O Google anunciou na última quinta-feira (20) o Gemini 2.0 Flash Thinking Experimental, novo modelo de inteligência artificial (IA) voltado para raciocinar e resolver problemas mais complexos. O grande destaque da IA é a capacidade de mostrar todo o processo de “pensamento” até chegar à resposta de uma questão enviada pelo usuário.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Como usar a IA Gemini do Google | Guia Prático
  • Como fazer imagens com IA no Gemini | Guia Prático

Por exemplo: ao pedir para o modelo resolver uma equação matemática, o texto de resposta vai detalhar cada etapa do cálculo até chegar ao resultado final. É como se a IA dividisse uma tarefa grande e complexa em várias outras tarefas menores, criando uma “linha de pensamento” até concluir o desafio. 

Modelo Geminiu 2.0 Flash Thinking Experimental detalha a resposta de perguntas complexas (Imagem: Reprodução/Google)

Como o Gemini 2.0 Flash Thinking funciona

De acordo com a página do Google para Desenvolvedores, o Gemini 2.0 Flash Thinking foi treinado para “gerar todo o processo de raciocínio como parte da resposta” e pode trazer resultados mais precisos do que o Gemini 2.0 Flash, considerado o modelo de base da IA, em tarefas que exigem tal habilidade.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O líder da divisão de produtos da empresa, Logan Kilpatrick, compartilhou uma demonstração interessante do novo modelo em seu perfil pessoal no X (antigo Twitter). Nele, a IA precisa resolver um desafio de raciocínio lógico que combina texto e imagem e produz um longo texto com o “pensamento” até chegar à resposta final.

O novo modelo é indicado para uso em prompts sobre matemática, física e raciocínio lógico, por exemplo. O lançamento do Google pode ser considerado uma aposta da empresa para concorrer com o modelo o1, da OpenAI, também criado para resolver tarefas mais complexas a partir de aprendizado de reforço. 

Nova família de modelos Gemini 2.0

O Google lançou a nova geração de modelos de IA Gemini 2.0 na última semana e já liberou algumas versões para o público. Assinantes do serviço pago Gemini Advanced podem testar os modelos Gemini 2.0 Flash Experimental, uma variante mais leve, e o Gemini 2.0 Experimental Advanced, indicado para comandos mais longos sobre matemática e programação.

De forma geral, a família Gemini 2.0 ganhou melhorias no processamento multimodal, que envolve interações com áudio, texto, vídeo e imagem, além de gerar respostas mais rápidas e eficientes.

Disponibilidade

O Gemini 2.0 Flash Thinking está disponível para testes apenas no Google AI Studio e na API do Gemini, dois recursos voltados para desenvolvedores. Ainda não há previsão de lançamento da IA em outros aplicativos.

Leia também:

  • Gemini Advanced | O que é, o que faz, quanto custa?
  • Especialista dá 10 dicas para você dominar a IA do Google; veja a lista
  • 10 comandos legais para usar no Gemini

VÍDEO: OS ASSISTENTES PESSOAIS MORRERAM? | Curiosidades

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.