Astronauta da Rússia descarta objetos no espaço durante spacewalk

Os cosmonautas Alexey Ovchinin e Ivan Vagner realizaram um spacewalk fora da Estação Espacial Internacional na quinta (19). A dupla executou uma série de atividades, incluindo o descarte em órbita de um equipamento que coletaram durante a caminhada espacial

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Spacewalk: o que é caminhada espacial? 
  • Após vazamentos em trajes, NASA quer retomar spacewalks só em 2025 

A atividade extraveicular começou às 12h36 no horário de Brasília, quando eles abriram a escotilha à câmara de descompressão do módulo Poisk. Após saíram do laboratório orbital e pegarem as ferramentas que precisavam, os cosmonautas (nome dado aos astronautas da Rússia) seguiram ao módulo Zvezda, odne instalaram instrumentos. 

Quando a atividade extraveicular se aproximou do fim, Ovchinin usou uma das pontas do Braço Robótico Europeu (ERA) para prender o pé e se estabilizar; enquanto isso, o cosmonauta Alexsandr Gorbunov controlava o dispositivo a partir do interior da estação. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Visão do capacete de Alexey Ovchinin; repare que, no canto superior direito da imagem, é possível ver os itens descartados (Imagem: NASA+)

Assim que chegou ao ponto desejado, Ovchinin descartou um conjunto de conectores, coberturas e uma estrutura usada em um experimento. Desta forma, os itens não teriam mais contato com o laboratório orbital antes de queimarem durante a reentrada na atmosfera.

Lá vai ele, flutuando para longe”, comentou o astronauta enquanto liberava os itens com um empurrãozinho. “Está indo embora muito bem”, finalizou. A última tarefa da dupla foi descartar as toalhas que usaram para limpar as luvas dos trajes espaciais antes de iniciarem o retorno à ISS. 

Esta foi a 272ª atividade extraveicular conduzida para a manutenção da ISS, sendo também a primeira da Expedição 72 e a terceira realizada fora do laboratório orbital neste ano. Ainda, Ovchinin estava em sua segunda atividade extraveicular, e Vagner, na primeira. 

Leia também:

Spacewalk gera turbilhão de emoções, segundo astronauta privado

Astronautas fazem spacewalk na ISS com mais de 7 horas de duração

Vídeo: Curiosidades da Lua

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.