Química no dia a dia: como a análise de combustíveis impacta a economia no país

Química no dia a dia: como a análise de combustíveis impacta a economia no paísLuana Biral

Embora estejamos vivendo um período mais estável em relação aos preços dos combustíveis, quando comparado com alguns anos atrás, isso não significa que as coisas estejam perfeitamente adequadas. Os valores ainda são altos e ainda dificultam a vida mesmo daqueles que não dirigem em seu dia a dia.

Isso acontece porque os combustíveis fósseis influenciam em valores de todo tipo de produto e de serviço, considerando transportes de bens e deslocamentos de pessoas. Diante desse cenário, se faz importante compreender mais sobre o assunto, com foco especial na análise química de combustíveis.

O que é a análise química de combustíveis?

A análise química de combustíveis consiste em checar quais substâncias estão presentes em amostras e em quais quantidades. Isso é conseguido a partir de uma técnica de pesquisa científica chamada de “titulação”. A titulação existe há décadas, mas novas tecnologias facilitaram e muito a sua utilização.

A análise de combustíveis acontece em todas as etapas da produção, desde a extração, passando pelo armazenamento e então a chegada até os postos de gasolina e aos veículos dos consumidores. Isso é feito, como vamos falar mais adiante, para garantir a qualidade e a segurança dos materiais vendidos.

Como a titulação é utilizada na análise de combustíveis?

Pegando o gancho deixado pelo tópico anterior, nós podemos começar pelo uso da titulação do ponto de vista da segurança. Vamos supor que uma quantidade X de gasolina tenha uma elevada presença de água em sua solução. Isso não somente é prejudicial à qualidade, como pode ocasionar acidentes.

Os processos de tratamento dos combustíveis fósseis são responsáveis por remover a água e demais materiais prejudiciais do produto final, mas são a titulação e as análises químicas que confirmam se a tarefa foi ou não bem-sucedida. Como tal, a sua presença na indústria dos combustíveis é essencial.

Quais os impactos da análise química nos preços dos combustíveis?

A análise dos combustíveis é uma etapa da produção que pede investimentos, considerando o preço das ferramentas utilizadas, a remuneração dos profissionais que trabalham no espaço e os demais gastos associados. Isso, é claro, impacta o valor final com o qual a gasolina chega aos consumidores.

Por outro lado, ela também serve para reduzir preços, considerando que sem o controle de qualidade os produtos disponibilizados no mercado seriam, na melhor das hipóteses, de baixa qualidade. Ou seja: a análise química impacta a economia de múltiplas maneiras, algo que vamos reiterar ao final.

Qual a importância da análise química para além da economia?

Até aqui focamos as atenções à análise química como ferramenta que impacta a economia, dado o tema do texto, mas e quanto ao restante? A verdade é que a química está presente desde antes da extração dos combustíveis fósseis, considerando a sua identificação e a segurança nas petrolíferas.

É possível dizer com segurança que sem a análise química, a indústria de combustíveis sequer existiria. Mais ainda, ela não teria avançado com o passar dos anos e com as tecnologias, se mantendo em um estado primitivo que atrasaria todas as outras indústrias que dependem do combustível para crescer.

A análise química como propulsora da inovação no setor energético

Por fim, a análise química de combustíveis também impulsiona a inovação tecnológica dentro da indústria energética. Com a crescente demanda por eficiência e sustentabilidade, a indústria precisa constantemente de novas soluções para otimizar a produção e distribuição de combustíveis.

A pesquisa científica e a aplicação de técnicas químicas são essenciais nesse processo, permitindo o desenvolvimento de novos materiais, equipamentos e métodos de produção mais eficientes.

Por exemplo, pesquisas que exploram a química dos combustíveis líquidos e gasosos buscam maneiras de melhorar sua combustão e reduzir as emissões. Além disso, novas tecnologias de titulação estão sendo adaptadas para a análise de combustíveis em tempo real, o que acelera os processos de controle de qualidade e melhora a eficiência operacional.

Em suma, a análise química de combustíveis não só impacta a economia do país, mas também tem um papel fundamental na inovação tecnológica, no desenvolvimento sustentável e na promoção de um futuro energético mais limpo e eficiente.

Ao compreender como essas análises influenciam diferentes áreas da indústria, é possível ver que sua importância vai muito além do preço na bomba, afetando diretamente a qualidade de vida da população e o futuro do planeta.

 

A partir de tudo que exploramos até aqui, é certo dizer que a análise química dos combustíveis tem impacto nos valores imediatos (considerando os gastos com os procedimentos científicos), mas que ajuda a reduzir preços a longo prazo. Quanto mais refinado o “tech”, mais diretos são os processos!

 

 

Fonte: São Carlos Agora. Leia o artigo original: Química no dia a dia: como a análise de combustíveis impacta a economia no país

Adicionar aos favoritos o Link permanente.