Crianças com autismo ganham protetores auditivos para tratamentos no Centro de Especialidades Odonto

Crianças com autismo ganham protetores auditivos para tratamentos no Centro de Especialidades OdontoDA REDAÇÃO

As crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que utilizam o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) ganharam um novo adereço nesta sexta-feira (20/12). A Prefeitura de São Carlos, por meio de uma articulação entre as secretarias municipais de Saúde e da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, entregou novos protetores auditivos à unidade, garantindo um atendimento ainda mais humanizado aos usuários do serviço.

Com os protetores, as crianças autistas não ficarão expostas aos ruídos externos normais a alguns tratamentos, como os sons emitidos pelo funcionamento de alguns acessórios odontológicos e que podem causar irritações e desconforto auditivo.

Para a supervisora do Centro de Especialidades Odontológicas, Lilian Pinheiro, os aparelhos têm grande relevância nos tratamentos das crianças com autismo. “Estes protetores são específicos para crianças com TEA. E aqui no CEO, como temos a especialidade Pacientes Especiais, que abrange crianças com síndrome de Down, com autismo e outras necessidades, será de grande importância a introdução destes abafadores durante o atendimento. Dentro do ambiente odontológico, existem muitos ruídos e, muitas vezes, as crianças ficam irritadas e cansadas. Como, para estas crianças com TEA, o ruído acaba sendo mais severo e incômodo, estes protetores deixarão a criança mais à vontade durante o tratamento odontológico, que será mais rápido e mais confortável aos pacientes”, salienta Lilian.

O secretário da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Rafinha Almeida, lembra da relevância da interlocução entre os departamentos municipais para garantir um serviço cada vez melhor à população. “Entendendo esta importância e este cuidado com as crianças com autismo, entregamos os protetores para melhorar a qualidade do atendimento destas pessoas. Esta parceria entre secretarias é importante porque, com elas, conseguimos ampliar as ações para um atendimento mais apropriado às pessoas com deficiência”, completa Rafinha.

Fonte: São Carlos Agora. Leia o artigo original: Crianças com autismo ganham protetores auditivos para tratamentos no Centro de Especialidades Odonto

Adicionar aos favoritos o Link permanente.