Atropelamento em mercado de Natal na Alemanha deixa 2 mortos e 68 feridos

 

Um carro atropelou dezenas de pessoas em um mercado de Natal em Magdeburgo, na Alemanha, nesta sexta-feira (20). Ao menos duas pessoas morreram — um adulto e uma criança –, disse o governador da região de Saxônia-Anhalt.

Ele também informou que o motorista, que seria um médico da Arábia Saudita, foi preso e que ele agiu sozinho.

“Estamos atualmente no processo de compilar todos os dados e também realizando o interrogatório. De acordo com as informações atuais, é um perpetrador individual, então não há mais perigo para a cidade, porque conseguimos prendê-lo”, disse Haseloff em fala televisionada.

No total, 68 pessoas ficaram feridas, de acordo com uma declaração da cidade de Magdeburgo no Facebook. Pelo menos 15 estão gravemente feridas, 37 estão com ferimentos moderados e outras 16 estão levemente feridas, indica a publicação, citando serviços de emergência.

Cerca de 100 bombeiros e 50 equipes de resgate foram mobilizadas.

A polícia local informou que fez “extensas operações policiais” e que o mercado foi fechado. A emissora pública MDR relatou que a polícia suspeita que havia um dispositivo explosivo no veículo.

Imagens das redes sociais, verificadas pela CNN, mostram o momento em que um carro preto atropela uma multidão no mercado.

No vídeo, dezenas de pessoas estão aglomeradas nas barracas quando o veículo as atinge diretamente. Algumas podem ser vistas fugindo do veículo em pânico, enquanto outras pulam nas barracas.

Outro vídeo postado nas redes sociais mostra pessoas deitadas no chão, aparentemente recebendo atendimento, após o atropelamento.

Muitos policiais e equipes de emergência estão no local, e o responsável pelo mercado havia dito às pessoas para deixarem o centro da cidade, pontuou a MDR.

O mercado de Natal está programado para ficar aberto de 22 de novembro a 29 de dezembro, de acordo com o site oficial. Ele tem cerca de 140 barracas, bem como uma pista de patinação no gelo, uma roda gigante e uma área de recreação infantil.

Magdeburg é a capital do estado da Saxônia-Anhalt e tem uma população de cerca de 240 mil pessoas. O governador Reiner Haseloff está a caminho do local.

Chanceler da Alemanha envia condolências às vítimas

O chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, publicou uma mensagem nas redes sociais após o atropelamento.

“Meus pensamentos estão com as vítimas e suas famílias. Estamos ao seu lado e ao lado do povo de Magdeburgo. Meus agradecimentos às dedicadas equipes de resgate nessas horas de ansiedade”, comentou.

Scholz irá a Magdeburgo neste sábado (21), segundo o governador.

Fonte: CNN Brasil com informações da Reuters

Adicionar aos favoritos o Link permanente.