Terremoto de magnitude 5,3 atinge África do Sul

Na madrugada deste domingo (22), os moradores da Cidade do Cabo acordaram assustados. Um terremoto de magnitude 5,3 atingiu a África do Sul, com tremores leves a moderados, sentidos principalmente na capital do país.

  • Dá para prever um terremoto com antecedência?
  • O que é e como se forma um terremoto?

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (United States Geological Survey) revelou que o epicentro foi registrado a uma latitude de 30,45 graus sul e uma longitude de 19,44 graus leste, com uma profundidade de 10 km.

De acordo com a instituição, o terremoto ocorreu às 2h51, aproximadamente 101 km a oeste de Brandvlei, uma pequena cidade na Província do Cabo Setentrional.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Por enquanto, não há relatos de ferimentos ou mortes por causa do terremoto. O governo ainda não emitiu uma declaração oficial sobre vítimas ou danos materiais significativos. Mas espera-se que as autoridades locais realizem mais avaliações nas áreas afetadas. 

Terremoto de magnitude 5,3

A magnitude de um terremoto é avaliada pela quantidade de energia liberada. Essa medida é pela escala Richter que varia de 0 a 10 graus.

Terremotos que apresentam escala inferior a 3,5 graus são quase imperceptíveis. Quando os tremores se enquadram entre 3,5 a 5,4 graus na escala Richter, como é o caso desse terremoto na África do Sul, a situação é considerada moderada.

Leia também:

  • Terremoto no Chile de magnitude 6,4 atinge a capital Santiago
  • Terremoto no Brasil | Veja áreas com maior risco de tremores

VÍDEO | COMO ESTARÁ SUA CIDADE DAQUI A 60 ANOS?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.