Vazamento de gás em prédio de Itapema (SC) deixa moradores presos em quarto

Por volta das 13h25 deste domingo, 22 de dezembro, o Corpo de Bombeiros prestou atendimento a uma ocorrência de vazamento de gás GLP em um prédio localizado no bairro Meia Praia, em Itapema (SC).

Ao chegarem no local, os bombeiros identificaram que o edifício, de cinco pavimentos, contava com uma garagem no térreo e apartamentos nos andares superiores. Por sua vez, a energia elétrica foi desligada e iniciou-se a evacuação emergencial dos moradores do primeiro e segundo andares.

Os moradores do terceiro andar já haviam deixado o prédio por conta própria, enquanto quatro moradores do quarto andar — três adultos e uma criança — ficaram presos, impossibilitados de sair devido ao acúmulo de gás na escada.

A guarnição entrou no apartamento do quarto andar, acalmou os moradores e os levou até a sacada do terraço, onde não havia presença de gás. Em seguida, os militares localizaram o ponto de origem do vazamento localizado em um dos apartamentos. No local, um botijão de gás de 13 kg apresentou forte vazamento e ficou parcialmente congelado devido ao intenso fluxo de gás.

Medidas imediatas foram tomadas para conter o risco. O apartamento foi totalmente ventilado, utilizando um ventilador tático de incêndio e o botijão foi removido com segurança, sendo colocado na rua, previamente isolado, até que todo o gás fosse liberado.

Após os níveis de gás no ambiente serem limitados às condições seguras, os bombeiros resgataram os moradores do quarto e utilizaram máscaras de proteção conectadas aos equipamentos de respiração autônoma. O prédio foi novamente operado com o auxílio de detectores de gases para garantir a segurança de todos.

Posteriormente, os moradores foram orientados sobre os riscos e procedimentos futuros. O local foi isolado e a empresa responsável pelo fornecimento do botijão foi acionada para recolhê-lo. Felizmente, ninguém ficou ferido durante a ocorrência.

Fonte: Corpo de Bombeiros

Adicionar aos favoritos o Link permanente.