5 carros que zeraram testes de segurança do Latin NCAP

A segurança dos carros vendidos no Brasil e na América Latina melhorou consideravelmente, mas ainda há modelos que zeram os testes realizados pelo Latin NCAP. Recentemente, o CT Auto listou quais são os carros mais seguros do país, mas agora está na hora de ir no caminho contrário.

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Só que antes de listar quais são esses carros que zeraram os testes de segurança, é preciso fazer algumas observações. O Latin NCAP é um parâmetro de avaliação independente, mas isso não quer dizer que os modelos zero estrela atuais são tão inseguros quanto os modelos que zeraram há alguns anos.

À medida que os carros evoluíram, os critérios de avaliação do Latin NCAP também se tornaram mais rígidos. Dessa forma, um carro que foi avaliado no começo dos testes, no início da década passada, e que também zerou, não pode ser colocado na mesma prateleira dos modelos mais recentes. Sendo assim, nada de considerar os carros a seguir como veículos em que bater significa perder a vida.


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5 carros que zeraram no Latin NCAP

5. Renault Duster

Avaliado em 2021, o Renault Duster não obteve nenhuma estrela, ficando com a pior nota possível nos critérios do Latin NCAP. Segundo o instituto de segurança, o SUV foi eficiente em proteger apenas parcialmente os ocupantes do carro, e a cabine não foi capaz de aguentar os impactos mais fortes.

Para piorar, ainda teve um vazamento de combustível, o que sempre eleva o risco de incêndio. A avaliação para o ocupante infantil também não foi boa, o que fez o Duster ter uma nota baixa também nesse quesito. Com todos esses problemas, o SUV é um dos modelos que zeraram no teste de segurança do Latin NCAP.

Renault Duster foi avaliado antes da reestilização (Imagem: Divulgação/Renault)

4. Citroën C3

Hatch compacto da marca francesa, e um projeto relativamente novo, o Citröen C3 também não foi bem avaliado pelo Latin NCAP. Testado em 2023, o modelo recebeu críticas em relação às lesões sofridas pelos ocupantes adultos, principalmente no tórax e joelhos do motorista. O efeito chicote no pescoço também foi um ponto de atenção mencionado no relatório.

Entretanto, a pior nota obtida pelo C3 foi na proteção para crianças. Um ponto criticado pelo Latin NCAP é o fato de não ser possível desativar o airbag do passageiro, o que impede o transporte de um cadeirinha no assento do carona. Porém, sempre é recomendado que a cadeirinha seja instalada no banco traseiro. Inclusive, a lei brasileira diz que crianças até 10 anos devem sempre andar no banco de trás.

Mesmo com projeto moderno, o Citroën C3 não foi bem no Latin NCAP (Imagem: Divulgação/Stellantis)

3. JAC E-JS1

O modelo elétrico da JAC Motors é mais um exemplo de carro que zerou no Latin NCAP. A avaliação do modelo foi em 2022, e além de não conseguir nenhuma estrela, o hatch ainda teve a proteção para adultos classificada em 0%, enquanto para crianças foi de apenas 6%.

O maior problema foi na proteção dos ocupantes dianteiros durante os testes de impacto frontal. De acordo com o relatório, os ocupantes sofreram com lesões no tórax. O mesmo problema aconteceu com o passageiro infantil, que teve ferimentos na mesma região.

JAC E-JS1 teve notas baixas no Latin NCAP (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

2. Fiat Argo e Cronos

Avaliados em 2021, a dupla de carros da Fiat entra em conjunto na lista pois o teste é válido para os dois carros. Assim como a maioria dos carros que zeraram no Latin NCAP, o grande problema desses dois modelos foi a falta de proteção para o tórax do motorista. As pernas do condutor, bem como as do passageiro, também foram citadas de maneira negativa no relatório.

Outro ponto crítico foi o efeito chicote no pescoço dos ocupantes. Esse efeito é preocupante, pois pode causar lesões sérias em um acidente real. Por isso, o Latin NCAP ressalta sempre esse critério. Por fim, a proteção para crianças também não foi satisfatória, com a nota sendo avaliada em 10%.

Fiat Argo foi avaliado juntamente com o Cronos (Imagem: Divulgação/Stellantis)

1. Citroën C3 Aircross

Um dos carros mais recentes a zerar o Latin NCAP, o Citroën C3 Aircross não conseguiu ter um desempenho melhor que seu irmão hatch, que já apareceu na lista. E os problemas do SUV foram semelhantes, principalmente pelo fato de compartilharem projeto.

Novamente, o ponto mais crítico foi a proteção ao peito dos ocupantes, embora o joelho também tenha recebido um ponto de atenção, pelo risco de haver lesões por conta da estrutura do carro. E a avaliação para crianças também foi baixa, e outra vez o fato de não ter como desativar o airbag do carona foi mencionado como um problema.

Citroën C3 Aircross foi testado recentemente, mas não obteve um bom desempenho (Imagem: Divulgação/Stellantis)

Resumo dos carros que zeraram no Latin NCAP:

  • 5. Renault Duster 
  • 4. Citroën C3
  • 3. JAC E-JS1
  • 2. Fiat Argo e Cronos
  • 1. Citroën C3 Aircross

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