‘(Des)controle’, com Carolina Dieckmann, chega ao fim das filmagens no Rio de Janeiro

As filmagens do  longa “(Des)controle”, protagonizado por Carolina Dieckmann e dirigido por Rosane Svartman e codirigido por Carol Minêm, terminaram na cidade do Rio de Janeiro, após cinco de semanas.

A nova produção de Iafa Britz,  da Migdal Filmes, contou com locações reais em diversos pontos da cidade para criar a rotina da escritora Kátia Klein, interpretada por Carolina Dieckmann.

Foram rodadas cenas no Jardim Botânico, Botafogo, Tijuca, Grajaú e até Grumari, para citar alguns bairros que receberam a equipe e a protagonista, que marcou presença em todas as diárias desde o início da filmagem.

“Eu acho muito importante contar a história de uma mulher alcoólica, dar visibilidade para a forma como essa doença afeta a vida de quem não tem o controle do álcool ou não pode beber socialmente e, principalmente, como afeta sua família, o entorno”, explica a diretora Rosane Svartman. “A vida social do brasileiro é muito em volta do álcool, então eu acho que todo mundo vai se identificar com a história da Kátia, seja por sua própria experiência ou de algum conhecido”, complementa a diretora Carol Minêm.

No elenco principal se destacam Irene Ravache e Daniel Filho, que dão vida aos pais da escritora; Caco Ciocler, que vive o marido; e Júlia Rabello, a melhor amiga e também agente de Kátia. Já Stefano Agostini e Rafael Fuchs interpretam os filhos. O filme tem participações especiais de Mouhamed Harfouch e Janamô, entre outros.

Na trama, a escritora bem-sucedida de livros infanto-juvenis Kátia vive uma crise criativa e se sente sobrecarregada com as pressões de casa e do trabalho.

Em busca de um alívio, ela passa de uma simples taça de vinho ao descontrole total, sem perceber. A história toca em temas importantes e atuais como saúde mental, compulsões e exageros, além do alcoolismo.


LEIA TAMBÉM

Carolina Dieckmann interpreta as duas versões de sua personagem: a Kátia, versão sóbria, e sua versão alcoolizada – que ganha dos filhos o apelido de Vânia. Aos poucos, enquanto Kátia perde gradualmente o controle, Vânia se torna cada vez mais presente e real.

“O que acho muito interessante no filme é que ele mostra como a própria pessoa enxerga esse vício, e nos coloca no lugar dessa personagem”, comenta Carolina Dieckmann.

“(Des)controle” tem roteiro assinado por Felipe Sholl, com colaboração de Bia Crespo e Gabriel Meyohas. A produtora Iafa Britz teve a ideia para o argumento durante a pandemia, quando um grande número de pessoas apresentaram transtornos de diversas naturezas. “O filme trata com responsabilidade assuntos importantes como a compulsão, como o alcoolismo. E com a mulher, tudo fica diferente, pelas pressões sociais diferentes em cima dela. Mas é como a vida, com muitos momentos cômicos e emocionantes que fazem parte deste processo. O filme gera muita identificação, afinal todo mundo conhece alguém que já tenha passado ou esteja passando por algum descontrole, algum excesso desconfortável. E problema com o álcool é bem maior do que pensamos, já que ele está completamente inserido em nossa sociedade”, comenta Iafa.

O filme, que conta com investimento do FSA, é uma coprodução com a Sony Pictures e a Elo Studios, que também farão a distribuição. “(Des)controle” tem previsão de estreia para o segundo semestre de 2025.

Sinopse

Kátia Klein (45) é uma autora bem-sucedida de best-sellers infanto-juvenis autobiográficos que enfrenta uma crise criativa às vésperas da entrega do seu novo livro, ao mesmo tempo em que vive a descoberta da falência do seu casamento e administra o acúmulo das demandas dos filhos e dos pais. Sobrecarregada e em busca de alívio, ela mergulha em uma liberdade tardia, passando de uma simples taça de vinho ao total descontrole. Mesmo sabendo de seu histórico com alcoolismo, depois de 15 anos sem beber, Kátia acha que pode beber socialmente mas exagera na dose, e vai sendo gradualmente engolida pelos excessos do vício.

O post ‘(Des)controle’, com Carolina Dieckmann, chega ao fim das filmagens no Rio de Janeiro apareceu primeiro em Diário Carioca.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.