Brasil com “S”: líderes de comunidades são convidados para Harvard

O brasiliense e estudante de economia e gestão pública em Harvard Eduardo Vasconcelos Goyanna Filho (foto em destaque), de 21 anos, teve uma missão importante este ano: participar diretamente da seleção dos participantes nacionais do programa de impacto social da Brazil Conference (BC) 2024, que acontece nos Estados Unidos, em Harvard e MIT, renomadas universidades norte-americanas. O evento acontecerá da próxima sexta-feira (5/4), até o dia 7 de abril.

“Hoje esse é o maior evento sobre o Brasil no mundo. É um encontro dos vários ‘Brasis’. Nós trazemos grandes lideranças internacionais da sociedade brasileira, que vão desde a ciência, educação, arte e cultura, esporte, empreendedorismo e política e também trazemos 40 pessoas de baixa renda, que são lideranças no Brasil, e fazem trabalhos com suas comunidades para vir à conferência com tudo pago, participar como palestrantes”, explica Eduardo, que é copresidente de impacto social da conferência.

Segundo o coordenador, a conferência permite que pessoas de diferentes áreas e opiniões se juntem para discutir os caminhos da educação no Brasil. “Como a gente pode avançar o nosso país colocando a educação em primeiro lugar? Quais são os caminhos para um Brasil melhor em que a educação tem um papel central?”, argumenta Eduardo.

Entre as pessoas selecionadas para participação na Brazil Conference deste ano está a pernambucana Luana Maria. “Sempre acham que vamos nos prostituir”, conta ela, que é travesti e filha mais velha de uma empregada doméstica. Aos 23 anos, ela é fundadora e diretora executiva do Pajubá Tech, que promove a inclusão de pessoas trans e travestis no mercado com tecnologias digitais e sociais. “A educação sempre foi uma ferramenta que eu acreditei que pudesse transformar vidas”, afirma.  

Luana Maria é uma das 40 pessoas de baixa renda que são consideradas lideranças no Brasil, escolhidas para palestrar na 10ª edição do Brazil Conference. 

Imagem colorida de Luana Maria com a bandeira trans - Metrópoles
Luana Maria é fundadora e diretora executiva do Pajubá Tech

“Sempre foi um sonho expandir e levar meu trabalho para outros lugares, quando era mais nova não tinha tempo para me dedicar porque precisava cuidar dos meus irmãos para minha mãe poder trabalhar e ter nosso sustento”, compartilha Luana. “É um sonho que parecia inalcançável, mas agora, com essa oportunidade, vejo que tudo é possível!”. Luana Maria falará sobre conscientização e enfrentamento da violência contra a comunidade trans.

Aos 55 anos, sendo 27 anos deles trabalhados como gari no Rio de Janeiro, Valdeci de Souza Boareto também participará do Brazil Conference 2024. Em 2022 ele lançou o livro “Comportamento que te salva”, na Bienal do Livro, pela Secretaria Municipal de Educação do Rio, que narra experiências que viveu enquanto limpava a rua, inteligência emocional, resiliência e empatia na vida prática.

Foto colorida de Valdeci com livro. Na imagem, ele usa o uniforme de limpeza urbana do Rio de Janeiro - Metrópoles
Valdeci lançou o livro “Comportamento que te salva”, na Bienal do Livro, pela Secretaria Municipal de Educação do Rio, em 2022

“Nunca imaginaria dar uma palestra em Harvard… isso é muito forte! Jamais pensei e olha que eu sou sonhador”, conta. “Me enxergaram!”, celebra Valdeci. Ele palestrará sobre a importância do saneamento básico como respeito ao meio ambiente. “Que a mensagem de sermos melhores um com o outro e com a nossa casa Terra alcance o máximo de corações”, deseja ele.

Por fim, Valdeci aconselha: “nunca deixe de sonhar, porque quando você acredita no que você faz e faz com amor, você pode ser um gari, limpador de carro, faxineiro… o que for: você vai brilhar e não dá para esconder luz”.  

O que é a Brazil Conference?

“Somos a maior conferência sobre o Brasil, fora do Brasil”, diz a equipe organizadora da Brazil Conference (BC) em Harvard e MIT, formada por estudantes, pesquisadores e professores brasileiros de 28 faculdades norte-americanas. O evento está em sua 10ª edição e está marcado para acontecer entre os dias 5 e 7 de abril, em Massachusetts, nos Estados Unidos (EUA).

Nesta edição, além das 40 pessoas de baixa renda que são lideranças no Brasil e fazem trabalhos com suas comunidades, serão mais de 30 palestrantes nas áreas de cultura, justiça e democracia, política e economia, influenciadores e personalidades de TV e  empreendedores. 

Entre as personalidades cabe destacar a cantora Ivete Sangalo, o presidente do Superior Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, o ministro do STF Luiz Fux, a deputada Tábata Amaral, a cacique Lutana Kokama, os influenciadores Gil do Vigor, Juliette e Jade Picon, a atriz Regina Casé, o empresário Jorge Paulo Lemann e o investidor Bill Ackman.

Em edições anteriores da conferência, Barack Obama, ex-presidente dos EUA, Warren Buffet, Diretor executivo da Berkshire Hathaway, e as brasileiras Anitta e Gisele Bundchen estiveram presentes no evento como palestrantes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.