O que é preciso para um carro ser considerado SUV?

O segmento dos SUVs começou a se tornar o queridinho do consumidor brasileiro há mais ou menos duas décadas, mais precisamente quando o Ford Ecosport desembarcou por aqui com sua primeira geração, em 2003.

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Desde então, a febre por esse tipo de carro não parou mais de crescer, a ponto de muitas marcas realizarem apenas algumas alterações em modelos antes classificados como hatches para, com as mudanças, “surfar na onda” de um mercado em franca expansão.

Para ser considerado SUV no Brasil, porém, um carro, seja ele qual for, precisa atender a certos requisitos pré-determinados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, o Inmetro.


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Eles não envolvem motorização, tração e muito menos o tamanho do veículo (motivo pelo qual alguns hatches “pularam” de categoria), mas têm que ser seguidos à risca para se enquadrarem dentro do cobiçado segmento. Confira, então, o que um carro precisa para ser considerado SUV no Brasil.

Renault Kardian é um ótimo exemplo de carro que não parece, mas é um SUV (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

O que significa SUV?

Antes de elencar o que é preciso para um carro ser considerado SUV no Brasil, nada melhor do que relembrar (ou explicar, para quem não sabe), o que significam essas três letrinhas.

A sigla SUV significa Sport Utility Vehicle ou, em bom português, veículo utilitário esportivo. Quem conhece um pouquinho do mercado automotivo, porém, sabe que os carros do segmento SUV nem sempre têm pegada esportiva, embora muitos deles se encaixem na definição com perfeição.

De qualquer forma, esportivo ou não, um carro precisa atender a certas especificações para ser considerado SUV. E, atualmente, elas nada têm a ver com a ideia original que permeava a fabricação dos utilitários, majoritariamente “brutos” e com pegada off-road.

Foi-se o tempo em que os carros precisavam ter “pegada off-road” para serem SUVs (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

Atualmente, mais do que a vocação para encarar trilhas de terra e terrenos acidentados, os carros do segmento SUV são caracterizados por oferecer conforto ao dirigir, alta tecnologia e, em alguns casos, luxo e a tão falada esportividade. Entendeu? Então vamos enumerar agora o que é preciso para o carro ser considerado um SUV.

O que um carro SUV precisa ter?

Para ser considerado SUV, um carro precisa possuir, obrigatoriamente, quatro características da lista abaixo, segundo o Inmetro.

Distância do solo, vão livre e ângulo de ataque e saída precisam ter certas medidas para um carro ser SUV (Imagens: Divulgação/Volkswagen)
  1. Distância do solo no espaço entre os eixos de, no mínimo, 20 centímetros;
  2. Vão livre do solo entre os eixos dianteiro e traseiro de 18 centímetros;
  3. Ângulo de ataque (entrada) de, no mínimo, 23º (tolerância de -1º);
  4. Ângulo de saída de, no mínimo, 20º, com a mesma tolerância do anterior;
  5. Ângulo de transposição de rampa de, no mínimo, 10º, também com tolerância de -1º.

Há ainda um adendo em relação aos carros com tração nas quatro rodas. Nesses casos, para ser considerado SUV, eles precisam utilizar pneus de uso misto, ter ângulo de entrada mínimo de 25º e ângulo de transposição de rampa com mínimo de 14º, ambos com tolerância de -1º.

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