BYD, GWM, Zeekr ou outra marca: Quem “manda” no trânsito da China?

A BYD e a GWM chegaram praticamente juntas ao mercado brasileiro e, em pouco tempo, revolucionaram a forma como o consumidor enxerga os carros eletrificados no país, além de abrirem espaço para novas marcas, como Zeekr e Neta, também chegarem por aqui.

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A oferta de produtos com excelente qualidade, design inovador e, principalmente, preço competitivo, elevou as marcas chinesas a um patamar que JAC, Geely e até mesmo Chery tentaram chegar anos atrás, mas sem sucesso.

Depois de praticamente dois anos de atuação em território verde-amarelo, a BYD tomou a dianteira e se posicionou como a principal marca de carros chineses em nosso país. Após visitar a Ásia pela terceira vez, porém, o CT Auto resolveu tirar a limpo uma questão:


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E na China, casa das duas montadoras que hoje reinam no Brasil, quem é a preferida do consumidor? A “maioral” das ruas? Esse posto pertence mesmo a BYD e a GWM ou a algumas das novas marcas que estão pintando, como a Zeekr? É isso o que a reportagem do Canaltech vai responder.

SUV da GWM Haval se destaca nas ruas chinesas (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

Presidente da GWM é “popstar”

Antes de revelar quem leva a melhor entre BYD, Zeekr e GWM no “corpo a corpo “, ou seja, quem efetivamente tem mais carros rodando pelas ruas das cidades chinesas, uma curiosidade que talvez poucos tenham conhecimento.

O senhor Parker Shi, presidente da GWM, é muito mais do que um “simples” executivo de montadora. Durante a última edição do Salão de Pequim, o executivo, conhecido como “Mister Parker” causou um verdadeiro alvoroço na hora em que chegou ao evento.

Centenas de pessoas que estavam admirando os carros expostos nos estandes pararam imediatamente e se voltaram para o corredor pelo qual o presidente da GWM passava, se amontoando em busca de uma foto ou um registro em vídeo do executivo.

Estande da GWM no Salão de Pequim (Imagem: Divulgação/GWM)

À época, a confusão foi tanta que nem mesmo a reportagem do CT Auto conseguiu um espacinho para também retratar o inusitado momento. A explicação de um jornalista local, que também não fez a foto, foi simples e direta: ele é um superstar aqui.

E nas ruas?

Se no gosto popular o presidente global da GWM aparentemente é mais “badalado” que Stella Li, principal executiva da BYD, nas ruas das principais cidades chinesas o resultado é inverso.

GWM tenta, mas a BYD domina os carros na China (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

Embora o Haval H6, o Ora 03 e até a Poer, picape programada para chegar ao Brasil, sejam vistos com frequência em meio ao tráfego ouestacionados, os carros da BYD são a imensa maioria nas ruas.

Ouso dizer, após conhecer algumas das maiores cidades do país (Pequim, Shangha, Ningbo, Hangzhou), que é praticamente impossível rodar por um ou dois quarteirões sem se deparar com pelo menos um carro da BYD no trânsito.

No comparativo com a GWM, baseado puramente na percepção visual, após três viagens à China em 2024, é possível dizer que a montadora do Dolphin Mini, do Song Plus e do Seal tem 7 de cada 10 carros das duas marcas espalhados pelas ruas.

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Isso, de acordo com a apuração do CT Auto, é fácil de ser explicado, pois a BYD vendeu, somente em 2024, 3 milhões de carros por mês no mercado local, e lidera entre os NEV (New Energy Vehicles), segmento que engloba não apenas os elétricos puros, mas também os híbridos HEV, PHEV e MHEV.

A GWM, embora venha em uma curva crescente, com aumento de 8,10% nas vendas internas no terceiro trimestre de 2024, no comparativo com 2023, segue muito distante dos números apresentados pela BYD, que tem mais tempo de mercado.

A Zeekr, fundada há três anos e meio, também tem boa presença nas ruas da China, assim como marcas que sequer trabalham no Brasil, como Changan, Dongfeng, Nio, uma das mais vistas por lá, e Geely, dona da Zeekr. Todas, porém, são minoria quando comparadas à BYD, a verdadeira “rainha” das ruas locais.

*O repórter viajou à convite da Zeekr International

Leia a matéria no Canaltech.

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