Satélite militar dos EUA se quebra em mais de 50 pedaços no espaço

O satélite militar DMSP-5D2 F14, dos Estados Unidos, se rompeu na órbita da Terra e deixou mais de 50 pedaços de lixo espacial. Este é o mais recente evento de uma sequência de incidentes similares com as espaçonaves desta série. 

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Satélite de madeira pode ser lançado à órbita da Terra em 2024
  • Como um satélite que “sumiu” foi encontrado após 25 anos

Segundo a Força Espacial dos EUA, o chamado “evento de fragmentação em baixa velocidade” com o DMSP-5D2 F14 ocorreu no dia 18, mas foi detectado somente no dia 19, a 840 km de altitude. 

Ainda não se sabe a quantidade de detritos criados pelo ocorrido, mas a LeoLabs e a Slingshot Aerospace, empresas de reconhecimento ambiental, estão monitorando o incidente. Em comunicado enviado ao SpaceNews, a LeoLabs informou que seus radares flagraram mais de 50 objetos da fragmentação do satélite. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Um dos satélites Defense Meteorological Satellite System (Imagem: Reprodução/U.S. Air Force)

Lançado em 1997, o satélite era parte do Programa de Satélites de Defesa Meteorológica dos EUA e foi aposentado em 2020, mas continuou em sua órbita heliossíncrona. Ele não foi o único a se romper no espaço: os satélites F11, F13 e F15 se fragmentaram em 2004, 2015 e 2016, respectivamente.

Antes de se desintegrarem, estes satélites passaram por um processo de drenagem de baterias e descarte de combustível. O procedimento é necessário para removerem fontes de energia que podem fazer com que os satélites sejam destruídos tempo demais após o fim das suas missões.

Leia também:

Agência Espacial Europeia confirma que satélite reentrou na atmosfera 

Fotos da Terra | Satélite NOAA-21 mostra detalhes incríveis do nosso planeta

Vídeo: A Lua está enferrujando?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.