Maior inovação do iPhone em quase uma década estaria atrasada; entenda

Os rumores de que a Apple estaria trabalhando em um suposto iPhone com tela sem bordas não são novos e, apesar de a empresa nunca ter confirmado esses planos, algumas patentes registradas no passado sugeriam que a tecnologia poderia estrear entre 2025 e 2026. Agora, porém, parece que esses planos podem ser atrasados. 

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Teste de bateria | Motorola Razr 50 tem boa autonomia e carregamento mediano
  • Linha Galaxy S25 ganha provável data de lançamento; saiba quando

Essa seria a maior mudança visual nos iPhones desde o iPhone X, que estreou o conceito de notch (ou entalhe) no topo da tela para dar mais aproveitamento ao painel em relação ao corpo do telefone. Um iPhone sem borda levaria esse aproveitamento a outro nível, eliminando completamente qualquer área sem tela — exceto pela Ilha Dinâmica — da parte frontal dos celulares. 

No entanto, a medida que nos aproximamos de 2025, essa tecnologia ainda estaria longe de ser implementada. Isso porque as fabricantes que fornecem os displays para a Apple — no caso, a Samsung Displays e a LG Displays — estariam enfrentando dificuldades para desenvolver uma tecnologia de painel sem borda que seja funcional e resistente ao ponto de ser aplicada em um smartphone. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Um dos desafios é que a Apple quer aplicar essa tela mantendo o visual angular dos iPhones, ou seja, nada de tela curva. Porém, as soluções alcançadas até agora — que consistem na aplicação de uma película para proteger o painel OLED contra umidade e oxigênio — apresentam um pouco de distorção na exibição por um ângulo lateral. 

iPhones no futuro podem ser totalmente sem bordas na tela (Imagem:  Ivo Meneghel Jr/Canaltech)

Além disso, as fornecedoras das telas estão com dificuldade para implementar uma tecnologia que mantenha os displays resistentes contra impactos. Outra dificuldade é que elas precisam dobrar os circuitos da tela para ficarem abaixo dela, mas isso causaria conflito no espaço e interferência com outros componentes, como a antena.

Com todas essas dificuldades ainda não resolvidas, fica difícil imaginar que a Apple conseguiria lançar um iPhone com tela totalmente sem bordas a tempo para o lançamento da linha iPhone 17, que deve acontecer em setembro de 2025. Mas é possível que a Maçã consiga, ao menos, reduzir o tamanho das molduras para aproveitar ainda mais o espaço frontal. 

ASSISTA: iPhone 16 Pro: Completo, como deveria ser [ANÁLISE/REVIEW]

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.