Ney Latorraca: Barbosa, Vampiro Vlad e outros personagens inesquecíveis

Faleceu nesta quinta-feira (6), aos 80 anos, o ator, comediante e escritor Ney Latorraca. Veterano dos palcos, do cinema e da TV, o artista esteve em dezenas de produções aclamadas mundo afora como a peça teatral O Mistério de Irma Vap (1986 – 1997) e o filme franco-brasileiro Ópera do Malandro (1985).

Filho de um casal de músicos e afilhado do ator Grande Otelo, Ney Latorraca envolveu-se com o mundo artístico ainda muito novo, enveredando pela atuação profissional logo no início da juventude. Na TV, especialmente, começou a trabalhar com regularidade desde o final dos anos 1960, passando por emissoras como TV Tupi, TV Cultura e SBT.

Foi na TV Globo, porém, onde estreou em 1975, que o ator permaneceu por mais de 50 anos, dando vida a alguns dos personagens mais memoráveis de sua carreira como o Barbosa da TV Pirata (1988 – 1992) e o Conde Vlad de Vamp (1991).


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Para relembrar algumas dessas figuras icônicas que fazem parte da história da TV, o Canaltech montou uma lista com 5 personagens icônicos do currículo de Ney Latorraca. Vale a pena conferir a seleção!

5. Mederiquis – Estúpido Cupido (1976)

Em Estúpido Cupido, Ney Latorraca deu vida a um rebelde sem causa (Imagem: Divulgação/Acervo/TV Globo)

Um dos primeiros e mais lembrados personagens de Ney Latorraca na TV Globo é o de Mederiquis, o jovem playboy de Estúpido Cúpido – novela das 19h ambientada no início dos anos 1960.

Clássico representante da juventude transviada da época, o garoto era fã de Elvis Presley, líder do grupo de rock Personélitis Boys, e um incorrigível encrenqueiro e repetente do Ensino Médio.

Dono de um jeito rebelde, de quem só queria andar de lambreta pelas ruas da cidade (a motoca Brigite, como o próprio Ney Latorraca apelidou), o rapaz fez sucesso no folhetim, chamando a atenção da audiência e da mídia.

Para quem quiser assistir à trama, Estúpido Cupido está disponível no Globoplay por meio do projeto Fragmentos, iniciativa da emisorra que resgata e põe no ar obras com poucos capítulos preservados.

4. Barbosa – TV Pirata (1988 – 1992)

Alguns anos depois, já mais conhecido pelo público da emissora, foi a vez de Ney Latorraca aventurar-se pelo mundo da comédia.

Barbosa, ao centro, era um dos personagens mais aclamados da TV Pirata (Imagem: Divulgação/Acervo/TV Globo)

Na época, influenciado por programas como Saturday Night Live e Monty Python Flying Circus, o cineasta Guel Arraes criou o humorístico TV Pirata, programa de esquetes da TV Globo famoso por sua veia satírica e nonsense.

Em meio a um grupo de atores que até então não eram comediantes, como Guilherme Karan, Cláudia Raia e Luiz Fernando Guimarães, Latorraca deu vida a Barbosa, um velhote que satirizava a sociedade brasileira e sempre repetia a última frase que os outros diziam.

Figura que tornou-se a mais popular do humorístico, Barbosa nasceu como um dos personagens da novela Fogo no Rabo, paródia do sucesso Roda de Fogo. Com o fim do folhetim, porém, ganhou seu próprio programa na TV Pirata, o Barbosa Nove e Meia – que começava às 21h30 porque o velhote dormia cedo.

TV Pirata está disponível no catálogo do Globoplay.

3. Conde Vlad – Vamp (1991)

 

Já no início dos anos 1990, naquele que seria seu papel mais lembrado pelas futuras gerações, Ney Latorraca deu vida ao Conde Vlad de Vamp.

Novela das 19h que conseguiu o feito até então inédito na emissora de unir comédia e terror, Vamp era um folhetim escrito por Antônio Calmon com temática vampiresca, que tinha em Ney Latorraca um de seus principais atores.

Na trama, o artista dava vida ao Conde Vladimir Polanski, chefe dos vampiros, que transformava a mocinha da trama, Natasha (Cláudia Ohana), em uma criatura noturna.

Inspirado pelo Conde Drácula, o vilão tocava o terror na fictícia cidade de Armação dos Anjos (quem se lembra da clássica cena em que o personagem dança Thriller de Michael Jackson em um cemitério com zumbis?) e era considerado por muitos a alma da novela.

Não à toa, Ney chegou a abandonar a trama durante um tempo, mas voltou sob a condição de que pudesse continuar improvisando como quisesse.

Vamp está disponível no Globoplay.

2. Conde Nosferatu – O Beijo do Vampiro (2002)

 

Conde Vlad tornou-se tão atemporal na TV Globo que, em 2002, Ney Latorraca foi chamado para dar vida a outro vampiro das telinhas, dessa vez o Conde Nosferatu de O Beijo do Vampiro.

Trama de fantasia e comédia da faixa das 18h, a novela também assinada por Antônio Calmon apostava nas criaturas noturnas como base de seu enredo, mas diferente de Vamp tinha uma veia mais nítida de humor, o que fez com que tivesse especial sucesso com crianças e adolescentes.

Ney, que juntou-se ao elenco da trama durante os três meses finais da novela, conseguiu um enorme sucesso no papel do Vampiro Supremo Nosferatu, o grande rival do vilão da trama, o Duque Bóris (Tarcísio Meira).

Obcecado por poder assim como Bóris, Nosferatu dá início a uma enorme batalha com o inimigo na reta final da novela, fazendo com que a pequena cidade de Maramores vire palco de uma guerra entre humanos e vampiros.

O Beijo do Vampiro pode ser assistido no Globoplay.

1. Eduardo – Da Cor do Pecado (2004)

Em da Cor do Pecado, Ney Latorraca deu vida a um herdeiro que perdeu toda sua fortuna (Imagem: Divulgação/Gianne Carvalho/Globo)

Ainda colhendo os frutos de O Beijo do Vampiro e do personagem Araújo que fez em A Casa das Sete Mulheres, dois anos depois Ney Latorraca deu vida a mais um de seus personagens icônicos: o herdeiro Eduardo de Da Cor do Pecado.

Um marco na carreira do ator, que permaneceu na emissora até 2019, em novelas como Bang Bang (2005), Negócio da China (2008) e Meu Pedacinho de Chão (2014), Eduardo fez história ao retratar um outrora playboy, que vê toda sua fortuna ir para o ralo e tem que aprender a viver com os poucos trocados que sobraram.

Aclamado tanto quanto a novela – trama escrita por João Emanuel Carneiro, que foi por si só um estrondoso sucesso do início dos anos 2000 – Ney Latorraca conseguiu transformar seu núcleo, composto pela esposa Vera (Maitê Proença) e a filha e vilã Bárbara (Giovanna Antonelli), em um dos mais populares da trama.

Assim como as outras novelas dessa lista, Da Cor do Pecado também está disponível no Globoplay.

  • Inscreva-se no Canaltech Ofertas e receba as melhores promoções da internet diretamente no seu celular!

Leita também:

  • As 10 novelas mais populares da Globo para assistir no Globoplay
  • Qual é a diferença entre novela, série e seriado?
  • Todas as Flores | Conheça a novela que é sucesso no Globoplay

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.