DC ressuscita HQ do grupo que foi o embrião do Quarteto Fantástico na Marvel

A DC Comics e a Marvel Comics muitas vezes lançam personagens e eventos muito parecidos simultaneamente. Em uma ou outra ocasião, dá até para compreender que mentes parecidas pensando em um mesmo quadradinho pensam iguais; contudo, na maioria das vezes, tratou-se mesmo de “faz igual mas diferente”. E, em situações singulares, acontece algo como o reboot de Challengers of Unknown (ou Desafiadores do Desconhecido), um “Quarteto Fantástico decenauta”.

Atenção para Challengers of the Unknown #1!

E por que esse caso é singular? Bem, Jack Kirby, quadrinista-deus que pariu metade metade do Universo Marvel e metade do Universo DC, era tão talentoso quanto temperamental. E muitas das ideias que eram barradas em uma companhia eram reaproveitadas em outra. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Isso aconteceu com Novos Deuses e Eternos; e com Desafiadores do Desconhecido e Quarteto Fantástico. Kirby e Joe Simon/Dave Wood lançaram Challengers of the Unknown em Showcase #6 de 1958 e, apenas três anos depois, ele estreou no início da Era de Prata dos Quadrinhos a continuidade recorrente principal do Universo Marvel com Fantastic Four #1.

Ambas as equipes foram influenciadas por The Swiss Family Robinson, série de livros de Irwin Allen que no começo do século XIX narrava a aventura de uma família pioneira na colonização espacial. A atração televisiva Perdidos no Espaço, de meados de 1960, também tem essa mesma pegada.

O Quarteto Fantástico tem um DNA tão parecido com os Desafiadores do Desconhecido que, além da mesma premissa de uma família de cientistas pesquisando mistérios do universo em aventuras cósmicas, é chamado de “Arqueólogos do Desconhecido”.

Desafiadores do Desconhecido nasceram três anos antes que o Quarteto Fantástico (Imagem: Reprodução/DC Comics)

Só que… enquanto o Quarteto Fantástico prosperou graças à expansão do Universo Marvel e interação com um personagens conectados por uma continuidade mais coesa e compreensível na época, os Desafiadores do Desconhecido sofreram com tramas inacabadas e revivals preguiçosos. 

Os Desafiadores do Desconhecido retornaram várias vezes em eventos da DC Comics, mas nunca com um protagonismo realmente relevante para o desenvolvimento do núcleo cósmico da editora. E, em contraste com o Quarteto Fantástico, algumas das fases do grupo decenauta deixaram o tom ensolarado que uma família pode trazer em prol de subtextos sombrios e mais distante da ambientação sci-fi.

O retorno dos Desafiadores do Desconhecido

Embora tenham sido maltratados, os Desafiadores do Desconhecido têm ótimas histórias e são até um cult do entretenimento para os leitores veteranos. E a DC Comics conta com isso para trazer de volta o grupo na onda da popularidade do Quarteto Fantástico, que vive uma boa fase nos quadrinhos e está em alta por conta da expectativa do filme de estreia no Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês) em 2025.

Pois bem, Challengers of the Unknown #1, lançado recentemente, a equipe é reintroduzida no cânone do Universo DC com a história de origem revisada respeitando o lado sombrio de uma forma mais verossímil e interessante — e, acima de tudo, melhor conectada com outros personagens da editora. 

Na nova origem, os Desafiadores do Desconhecido se formaram após um acidente de avião devastador, que, por um milagre, não sepultou Ace Morgan, Professor Haley, Rocky Davis, Red Ryan e June Robbins.

A equipe se reúne com a sensação de terem recebido um “tempo extra de vida” que não deve durar muito. Esse pensamento “carpe diem” serve de motivação para perseguir anomalias cósmicas, como uma forma de viver suas vidas ao máximo. No entanto, essa busca abre um vazio em suas vidas pessoais.

Reboot dos Desafiadores do Desconhecido traz maior interação com outros personagens do Universo DC (Imagem: Reprodução/DC Comics)

A edição de estreia mostra Ace lutando com seus demônios internos durante uma missão em Marte com o Superman. Diferentes versões de si mesmo o confrontam, todas as quais seguiram caminhos diferentes e o acusam de nunca fazer uma escolha por si mesmo — como se apaixonar ou aceitar superpoderes. 

Apesar de ser precedido pelos Desafiadores do Desconhecido, o Quarteto Fantástico continua sendo a equipe mais popular no cenário da cultura pop, e deve aumentar essa fama com Primeiros Passos, o filme de estreia no MCU em julho de 2025.

Contudo, esse reboot dos Desafiadores do Desconhecido têm um trágico com potencial de atingir um público que gosta do Quarteto Fantástico e é já mais maduro. Uma jogada interessante da DC, que pode dar certo e até fisgar parte dos leitores da Marvel.

  • Tenha acesso a mais de 1 milhão de livros digitais com o Amazon Kindle Unlimited!

Leia mais:

  • Quarteto Fantástico: veja Pedro Pascal com o grisalho de Reed Richards
  • Quarteto Fantástico continua reinvenção com novo poder da Mulher Invisível
  • Quarteto Fantástico traz uma das capas mais aterrorizantes de todos os tempos

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.