Túnel aquático promete ligar Nova York a Londres em 1h de viagem

Imagine viajar de Nova York a Londres (e vice-versa) em apenas uma hora. Essa ideia parece distante de ser concretizada, mas já chamou atenção de algumas empresas que almejam “fazer acontecer”.

Elon Musk foi precursor na divulgação do projeto. Em 2013, o bilionário apresentou o conceito do Hyperloop, um transporte de alta velocidade que funciona por vácuo, iniciativa que já está em teste em alguns países na Europa.

Apesar de já existir há algum tempo, o projeto do túnel transatlântico é de logística muito complexa e de difícil execução. Visto que as cidades de Nova York e Londres estão a mais de 5 mil quilômetros de distância uma da outra, sua construção levaria vários anos (aproximadamente 782 anos). Ainda, de acordo com a revista Newsweek, as estimativas de custo chegariam a 15,5 trilhões de libras (mais de R$ 115 trilhões na cotação atual).

A ideia é que haja vácuo no interior do túnel, onde os veículos pressurizados consigam atingir velocidades bem elevadas. De avião, uma viagem entre Nova York e Londres leva cerca de 8h. Já no túnel aquático, esse tempo diminuiria para uma hora.

Nova York e Londres - Metrópoles
Túnel aquático promete ligar Nova York a Londres em 1h de viagem

O vácuo permitiria que os trens não enfrentassem resistência do ar no túnel, o que tornaria a viagem mais rápida e ecológica, se comparada aos voos tradicionais.

Embora a iniciativa tenha empolgado grandes nomes do empresariado, como Elon Musk, ainda não há um projeto definido para o túnel transatlântico.

Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos!

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.