Cerveja de arroz de 10.000 anos, a mais antiga da Ásia, é encontrada na China

As pesquisas arqueológicas que estudam a domesticação do arroz têm progredido muito nos últimos anos, e, com base em dados atuais, os primeiros a fazerem isso foram os habitantes da China, entre as regiões baixa e média do rio Yangzi. Agora, artefatos do sítio de Changshan, datados entre 10.000 e 9.000 anos atrás, indicam uma das primeiras fabricações de cerveja de arroz do mundo.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Cientista reproduz cerveja mais antiga das Américas, de 1566
  • Cientistas recriam hidromel de 2.500 anos com base em resíduos de caldeirão

Para a descoberta, cientistas do Instituto de Relíquias Culturais e Arqueologia da Província de Zhejiang analisaram fragmentos de potes da região, identificando fitólitos (plantas fossilizadas), grânulos de amido e fungos. Isso revelou o uso de cada pote, principalmente os envolvidos em processos de fermentação, armazenamento, cozimento, processamento e apresentaçãoda cerveja.

A cerveja de arroz mais antiga da Ásia

O achado dos fitólitos foi o principal aspecto da pesquisa, indicando que o povo de Changshan usava o arroz como principal fonte de alimento. Folhas e cascas do grão também eram usadas na produção de potes, mostrando a importância do produto. Variedades de grânulos de amido estavam presentes, indo de arroz a lágrimas de nossa senhora, capim, trigo, noz bolota e lírios.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A fermentação mais antiga de arroz para produção de álcool no leste asiático aconteceu na China, nestes potes, indicando um dos processos mais antigos do mundo (Imagem: Liu et al./Anthropology)
A fermentação mais antiga de arroz para produção de álcool no leste asiático aconteceu na China, nestes potes, indicando um dos processos mais antigos do mundo (Imagem: Liu et al./Anthropology)

Muitos dos grânulos apresentam sinais de degradação enzimática e gelatinização, características do processo de fermentação. Muitos elementos fúngicos também estavam presentes, como mofo Monascus e células de levedura, associados a iniciadores de qu (uma bebida chinesa) e sua fabricação tradicional, como no processo de feitura de hongqujiu, ou vinho de arroz de levedura vermelha.

Os pesquisadores acreditam que as bebidas alcoólicas fermentadas de arroz tenham desempenhado um papel importante em banquetes cerimoniais, mostrando sua importância ritual e uma potencial força por trás da utilização e cultivo de arroz na China Neolítica.

Isso aconteceu principalmente na época em que o planeta estava ficando mais quente, no início do Holoceno. A técnica encontrada pela pesquisa representa a mais antiga fermentação de álcool do leste asiático, e uma das mais antigas do mundo.

Leia também:

  • Álcool: consumo moderado traz benefícios para idosos, segundo estudo
  • Beber uma cerveja por dia pode diminuir tamanho do cérebro, aponta estudo
  • Cerveja faz bem para a saúde? A verdade, sob o ponto de vista da ciência

VÍDEO: O que causa enjoo de ressaca? Tem como curar?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.