Conheça a história do famoso logotipo “I Love NY”, amado por turistas

Até mesmo quem nunca foi a Nova York, uma das cidades mais famosas do mundo, tem a metrópole estadunidense no imaginário de alguma forma. Seja pela influência de filmes e séries, ou por elementos visuais, como o famoso logotipo “I <3 NY”. O grafismo é usado em uma variedade de itens – de moda a objetos decorativos – para expressar o amor das pessoas pela Big Apple, como a cidade é apelidada. Milton Glaser (1929-2020) é o designer responsável pelo símbolo, criado nos anos 1970 para uma campanha de turismo.

Vem saber a história!

Atriz Tara Reid vestindo camiseta com logotipo I love New York - Metrópoles
Atriz Tara Reid usando a camiseta com a famosa logo “I <3 NY”, em 2001

 

Na década de 1970, o estado de Nova York estava à beira da falência, enquanto a cidade de mesmo nome enfrentava altas taxas de criminalidade. Entre os percalços daquele período, houve um apagão em 1977 que rendeu um prejuízo de quase um bilhão de dólares, com mais de mil empresas roubadas e 3,7 mil prisões em uma noite.

Foi então que o estado contratou a agência de publicidade Wells Rich Greene para desenvolver uma campanha que amenizasse a má imagem pública para aumentar o turismo e, de quebra, o carinho dos moradores. O ponto central da campanha era o slogan “I Love New York” (Eu amo Nova York), mas faltava um logotipo.

Conhecido por trabalhos renomados como o cabeçalho da revista New York e a capa da coletânea Greatest Hits do cantor Bob Dylan, ambos do fim dos anos 1960, o designer nova-iorquino Milton Glaser foi procurado por Bill Doyle, à época vice-comissário de comércio do estado de Nova York.

Naquele momento, Glaser havia acabado de deixar a empresa Push Pin Studios, que ajudou a fundar, para concentrar os esforços em um estúdio próprio. Com a missão de expressar aquelas palavras na forma de imagem, ele trabalhou por uma semana em um esboço, que foi aprovado, mas ele não estava satisfeito.

Canecas com logotipo I love New York - Metrópoles
Canecas estão entre os itens de souvenir decorados com o símbolo do amor por Nova York

 

Camisetas com logotipo I love New York - Metrópoles
E, claro, camisetas, tanto na versão mais tradicional como em outras cores

 

Pouco depois, o artista teve outra ideia enquanto estava em um táxi, e ligou para avisar a Doyle. De início, ele resistiu à mudança, mas aceitou ver os novos rabiscos – feitos em cerca de 10 segundos – após Glaser “implorar”, como ele descreveu no livro Art is Work, lançado em 2000.

Uma nova reunião foi convocada, e o segundo esboço foi aprovado. O primeiro, segundo o designer, remetia às declarações de amor gravadas em árvore, com uma flecha atravessando um coração.

Já na segunda versão, rascunhada com giz de cera vermelho em um envelope rasgado, ele equilibrou despretensiosamente o aspecto robusto do coração vermelho com a leveza e a informalidade da fonte American Typewriter, que também lembrava a fonte usada em páginas de livros.

Ali nascia um símbolo usado até hoje para simbolizar o amor pela cidade, após outras campanhas daquele período, com o mesmo intuito, fracassarem. O primeiro uso público do logotipo, segundo o MoMA, foi em 1977.

Camiseta com logotipo I love New York - Metrópoles
A versão do logotipo conhecida hoje é a segunda criada por Milton Glaser, que a rascunhou em 10 segundos

 

Mulher usando bolsa com logotipo I love New York - Metrópoles
Após outras tentativas falharem, o sucesso da campanha que resultou na famosa logo mostra que ” o simples”, quando bem pensado e executado, funciona

 

Apesar da imensa notoriedade, Milton Glaser não teve um grande retorno financeiro pela criação do símbolo, nem imaginava a proporção que tomaria:

“É incrível para mim que ele não tenha desaparecido, que ainda seja impactante, que as pessoas ainda respondam a ele, e que ele ainda pareça fazer seu trabalho básico. Talvez a coisa mais notável sobre ele não sejam suas origens, mas sua persistência”, descreveu ele.

O resultado da campanha, por outro lado, foi mais do que satisfatório e rendeu diversos prêmios, incluindo a maior honraria do teatro nos EUA, um Tony Award, para uma propaganda de televisão da Broadway.

Os gastos de visitantes do estado passaram dos US$ 500 milhões de 1976 para US$ 1,6 bilhão no ano seguinte. A imagem de Nova York passou de um local criticado pelos sindicatos locais e a imprensa global para uma “cidade dos sonhos”.

Souvernirs com logotipo I love New York - Metrópoles
Nem o próprio criador do logotipo imaginou o impacto que ele teria

 

Camisetas e bolsa com logotipo I love New York - Metrópoles
Com a imagem prejudicada nos anos 1970, Nova York atraiu o interesse turístico após a campanha

 

Em 2001, após os ataques ao World Trade Center, o designer acrescentou as palavras “more than never” (mais do que nunca), e seus alunos na Visual Arts School fizeram questão de espalhar pôsteres com a frase pela cidade.

Até os dias atuais, uma infinidade de itens de souvenir é decorada com a icônica imagem original, com fundo branco, letras na cor preta e um coração vermelho. Canecas, cartões postais e, claro, peças de vestuário e acessórios. Na próxima vez que você encontrar algum desses por aí, já sabe a história por trás!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.