BNB propaga a música nordestina e apoia a cadeia produtiva cultural

 

A música é um dos traços mais característicos da cultura nordestina. O projeto Banco do Nordeste Cultural quer contribuir para a valorização dos artistas da região e o fortalecimento da cadeia produtiva do setor. Para isso, convidou especialistas da área para construírem listas de canções de todos os estados nordestinos, de Minas Gerais e do Espírito Santo. O resultado soma mais de 100 horas de música e está disponível para acesso gratuitamente nos aplicativos Deezer, Spotify e YouTube.

A coordenadora do projeto e funcionária do BNB Juliana Coelho conta que os curadores se debruçaram sobre a produção musical de cada estado e apostaram na diversidade, com a seleção desde clássicos a canções poucos conhecidas e lançamentos, de todos os estilos. Trabalharam em cada playlist do chamado Ecossistema Musical pelo menos dois especialistas com experiência em festivais e/ou produção musical, de diferentes pontos daquele estado.

“O Ecossistema Musical tem o objetivo fortalecer o elo da difusão da produção musical dos 11 estados pertencentes à área de atuação do Banco do Nordeste e possibilitar a articulação e a conexão entre as cenas musicais, bem como o estímulo à criação de redes”, explica Juliana.

Música sergipana

“Os critérios utilizados nessa montagem e pesquisa foram diversos, mas se balizaram em tentar abranger a diversidade cultural sergipana, destacando sua contemporaneidade e resgatando um pouco de sua herança cultural, principalmente em relação a força do seu folclore”, diz a carta de apresentação da proposta da coletânea de obras sergipanas, assinada pelos curadores Carlo Bruno Montalvão e Elma Santos, disponível no site do Banco do Nordeste. A lista conta com 103 canções, que somam mais de 6 horas de músicas de artistas do estado.

Carlo Bruno Montalvão atua como empresário musical, produtor artístico, booker internacional e RP, com mais de 20 anos de atuação na indústria musical. Promove festivais de música e turnês no Brasil e no exterior, eventos, programas de TV e projetos especiais. É diretor-chefe da Brain Productions Booking e Before Sunrise Records, criador e apresentador do programa IndieAmérica na Mutante Radio e colunista musical no Music Non Stop e Hits Perdidos.

Elma Santos é radialista e jornalista de formação, gestora e produtora cultural há 20 anos, com atuação em projetos e produções ligadas a música, teatro e cinema. Já produziu alguns artistas de Sergipe e realiza eventos culturais, com destaque para a produção por 10 anos do festival de cinema Curta-SE. Desde 2017 é diretora de Arte e Cultura de São Cristóvão, onde coordena o Festival de Artes do município.

Banco do Nordeste Cultural

O Banco do Nordeste Cultural é uma estratégia de fortalecimento das cadeias produtivas da cultura na área de atuação da instituição. Para isso, as ações do BNB com o segmento são desenvolvidas de forma integrada, envolvendo os Centros Culturais, os acervos artístico, histórico e bibliográfico, a ocupação de equipamentos culturais e o patrocínio cultural, ampliando a disponibilização de atividades nos estados que não possuem equipamentos da instituição.

Fonte: Ascom BNB

Adicionar aos favoritos o Link permanente.