DC finalmente tem uma explicação te para o nome Mulher-Maravilha

Embora na Era de Ouro dos Quadrinhos nomes sensacionalista e até meio bobos como Superman e Mulher-Maravilha fossem eficientes ao se comunicar diretamente com o público infatojuvenil por meio de palavras explícitas sobre os personagens, ao longo do tempo os apelidos dos heróis se tornaram um tanto quanto prepotentes. Afinal, que protetor altruísta chamaria a si próprio de “Super-Homem”? 

Pois é, a DC Comics vem consertando isso ao longo dos anos, ao explicar, por exemplo, que o “S” no peito do Superman é o símbolo da Casa de El, de sua família, e também quer dizer esperança; e ele teria sido batizado pela imprensa com esse nome. Eis que a editora decide fazer algo parecido com Diana Prince na nova versão que estreia no novo Universo Absoluto — para quem não sabe, é uma continuidade recorrente paralela semelhante ao Universo Ultimate da Marvel Comics.

Atenção para spoilers de Absolute Wonder Woman #3!


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Ainda bem que hoje em dia até existe uma Mulher-Maravilha brasileira, porque, olha, essa não desiste: a DC Comics levou 84 anos para finalmente revelar o verdadeiro significado por trás do apelido “Mulher-Maravilha”. Digo, a referência é bem óbvia, por conta de uma guerreira tão corajosa e bela; contudo agora há uma razão muito mais importante e poderosa, que toca diretamente o coração e a alma da heroína. 

Bom, vamos resumir um pouco o que aconteceu nas duas edições anteriores antes de falarmos sobre a revelação de Absolute Wonder Woman #3, lançado recentemente. No Universo Absoluto, os heróis são minoria; eles nascem de cenários bem sombrios que se transformam em um pesadelo, e precisam superar muito mais traumas e obstáculos para fazer o bem sem se corromper.

Aqui a Mulher-Maravilha é amiguinha da Barbara Minerva (Imagem: Reprodução/DC Comics)

Nesse cenário, Diana Prince é uma bruxa que veio do submundo e que está em busca de sua identidade perdida desde o nascimento. Sua mãe, que aqui é a feiticeira Circe, foi proibida de usar a palavra “amazona” de revelar a verdadeira herança da filha adotiva. 

Pois bem, em sua jornada de autoconhecimento, Diana esbarra no exército dos Estados Unidos, que precisa de sua ajuda para enfrentar a monstruosa criatura conhecida como Tetracide. No caminho da batalha, a Mulher-Maravilha se encontra com uma mulher chamada Barbara Minerva — sim, os fãs vão logo conectar esse nome ao da inimiga da heroína no universo tradicional, Cheetah.

Qual é o significado de “Mulher-Maravilha”?

No Universo Absolute, Diana salva Barbara e a coloca em segurança antes de retornar para a luta contra o Tetracide. E, antes que ela vire para sair, Barbara a chama de “Mulher-Maravilha”, o que paralisa a heroína, que fica curiosa para saber por que ela a denominou dessa forma.

Barbara a chama de Mulher-Maravilha pela primeira vez (Imagem: Reprodução/DC Comics)

Quando Diana pergunta sobre o nome, Barbara explica: “as amazonas… é como elas chamariam sua campeã… a melhor delas”. A menção imediatamente chama a atenção de Diana, que, nessa parte da trama, já sabe que sua origem está entre as amazonas. Isso traz um significado muito mais pessoal e importante para  heroína, e também se conecta à subtrama em andamento da busca para descobrir mais sobre sua herança e suas irmãs perdidas.

É boa explicação e justa, ainda mais por uma personagem tão maltratada pelos escritores ao longo das décadas, que ganhou o nome de Mulher-Maravilha por conta de uma conveniência preguiçosa e pouco digna da imprensa. Ver a escritora Kelly Thompson ressignficando o nome da heroína com algo muito mais importante e honrado é muito mais adequado.

  • Inscreva-se no Canaltech Ofertas e receba as melhores promoções da internet diretamente no seu celular!

Leia mais:

  • Mulher-Maravilha revela o primeiro superpoder de sua filha Trinity
  • Mulher-Maravilha muda cânone com dinâmica que evoca Batman e Coringa
  • DC compara oficialmente a força da Mulher-Maravilha em relação ao Superman

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.