Balneário Camboriú, sob gestão Bolsonarista, tem 5 praias impróprias para banho

Balneário Camboriú – Santa Catarina – O município de Balneário Camboriú, um dos destinos turísticos mais procurados de Santa Catarina, registrou 5 pontos de balneabilidade imprópria, segundo dados do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). As análises cobriram 15 locais nas praias da cidade, e a Praia Central foi destaque, com quatro pontos sendo considerados inadequados para banho.

Além da Praia Central, o balneário de Taquaras também aparece na lista das praias não recomendadas para os banhistas. O problema de qualidade da água tem sido agravado por fatores como o aumento populacional e o manejo inadequado do esgoto, comprometendo a condição das águas para o lazer da população e turistas.

Prefeito de Balneário Camboriú se encontra com Bolsonaro durante visita em Brasília – Foto: Reprodução/
Prefeito de Balneário Camboriú se encontra com Bolsonaro durante visita em Brasília – Foto: Reprodução

Problemas de balneabilidade em Balneário Camboriú

A balneabilidade das praias de Balneário Camboriú é monitorada com regularidade pelo IMA, que esclarece que as análises periódicas têm o objetivo de garantir a segurança e saúde dos frequentadores. “A qualidade da água é essencial para proteger os visitantes e o meio ambiente”, declarou o instituto em comunicado.

Expansão da poluição nas praias de Santa Catarina

O problema não é restrito a Balneário Camboriú. Em Florianópolis, outra importante cidade de Santa Catarina, 24 dos 87 pontos monitorados também foram classificados como impróprios para banho. No total, o estado possui 238 pontos analisados regularmente, e 62 deles estão com a qualidade da água inadequada para os banhistas.

Desafios urbanos e impacto ambiental

Em Balneário Camboriú, a poluição das águas não é o único problema enfrentado. A cidade também tem sido alvo de críticas pela sombra projetada pelos prédios à beira-mar. Os edifícios bloqueiam a luz solar em boa parte do dia, tornando as áreas de lazer inutilizáveis para os moradores e turistas que buscam aproveitá-las.

Entenda o caso

  • Cinco praias em Balneário Camboriú estão com balneabilidade imprópria, incluindo a Praia Central e a de Taquaras.
  • Fatores como aumento populacional e esgoto mal gerido contribuem para a poluição das águas.
  • O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) monitora e atualiza periodicamente a balneabilidade das praias.
  • O estado de Santa Catarina possui 238 pontos analisados, com 62 impróprios para banho.
  • Além da poluição das águas, os prédios à beira-mar em Balneário Camboriú geram sombra nas áreas de lazer durante grande parte do dia.

O post Balneário Camboriú, sob gestão Bolsonarista, tem 5 praias impróprias para banho apareceu primeiro em Diário Carioca.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.