X-Men abandonam uma das mudanças mais interessantes de sua história recente

Embora a utopia mutante criada por Jonathan Hickman na Era Krakoana tenha trazido coisas inovadoras e únicas para os X-Men, não há como negar que foram tantas novidades e opções de temas narrativos que ficou desgastante e complexo acompanhar todos os títulos, ainda mais com profundidade e diversos temas sempre acompanhados de sci-fi densa e detalhada. 

Atenção para spoilers de Dazzler #1

Algumas das ideias foram inovadoras e abriram caminho para uma perspectiva completamente diferente e autêntica sobre como seria realmente uma comunidade mutante caso tivéssemos uma na vida real. Tudo bem que o “trisal” de Wolverine, Jean Grey e Ciclope já sabíamos que não iria durar muito, principalmente porque o tradicional Tom Brevoort, editor da linha, avisou que isso não entraria na continuidade oficial. Mas os fãs ainda tinham esperanças de que os Protocolos de Ressurreição fossem mantidos.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Depois que o Superman venceu a Morte, nenhum outro personagem de quadrinhos permaneceu morto para sempre, com algumas exceções, a exemplo do Tio Ben. Inicialmente criado para resolver inconsistências na continuidade, os Protocolos de Ressurreição trouxeram questões muito interessantes e até polêmicas.

“Se você decide voltar à vida, o que acontece com minha alma?” era uma das perguntas que o religioso Noturno sempre fazia. Outros como Magneto pediram para não serem trazidos de volta. E por aí vai; os Protocolos de Ressurreição basicamente acabavam também com as mortes chocantes de décadas anteriores para jogar um olhar sobre o processo de ida e retorno para além.

Em nova HQ, Cristal admite que o processo de morte e retorno com os Protocolos de Ressurreição não me gera muita confiança (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

Em Dazzler #1, lançado recentemente, a trama revela que o processo de ressurreição depois da própria morte naquele Massacre de Mutantes do infame Hellfire Gala foi muito doloroso para Alison Blaire.

Vale destacar que os Protocolos de Ressurreição não existem mais canonicamente, mas, de qualquer forma, ao usar esse conceito, a Marvel conseguiu corrigir décadas de problemas cronológicos e ainda deixou para todos a possibilidade de aceitar que ressurreições vão acontecer, apenas aceite isso — e essa novidade banalizou uma reclamação recorrente dos leitores e até um novo leque de entretenimento, viagens e gastronomia nas feira.

A capacidade de enganar a morte é grande nos quadrinhos, mas os Protocolos de Ressurreição dos X-Men levaram isso à sua conclusão natural. Era uma marca registrada da Era Krakoana e uma das maiores mudanças na tradição dos mutantes em todos os tempos — e, agora, isso tem grandes chances de ter acontecido fora de casa — mas agora se foi para sempre.

Leia mais:

  • Magneto exibe nova habilidade ao manipular poderoso metal misterioso
  • Magneto define um novo tipo de mutante e muda os X-Men para sempre
  • Magneto retorna dos mortos em surpreendente parceria com Homem de Ferro

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.