DF tem mais de 8,6 mil pessoas em situação de rua neste fim de ano

Neste fim de ano, 8.621 pessoas vivem em situação de rua no Distrito Federal. Houve um aumento de 8% na quantidade de moradores de rua em comparação com dezembro do ano passado, quando havia 7.982 pessoas vivendo nessas condições.

Os dados foram divulgados pelo Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua (OBPopRua/Polos), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os números apresentam a realidade em dezembro de 2024 com base em informações disponibilizadas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social no CadÚnico.

Atualmente, segundo o levantamento, o Brasil tem 327.925 pessoas em situação de rua, sendo que 43% vivem no estado de São Paulo. A capital federal representa cerca de 3% dessa população.

Veja as capitais com mais pessoas em situação de rua:

1. São Paulo (SP) – 92.556 pessoas
2. Rio de Janeiro (RJ) – 21.668 pessoas
3. Belo Horizonete (MG) – 14.319 pessoas
4. Fortaleza (CE) – 9.952 pessoas
5. Salvador (BA) – 9.774 pessoas
6. Brasília (DF) – 8.621 pessoas
7. Boa Vista (RR) – 7.168 pessoas
8. Porto Alegre (RS) – 5.373 pessoas
9. Curitiba (PR) – 4.244 pessoas
10. Florianópolis (SC) – 3.817 pessoas

De acordo com o professor André Luiz Freitas Dias, coordenador do OBPopRua/Polos, o crescimento da população em situação de rua no Brasil se deve a alguns fatores fundamentais. O primeiro deles é o fortalecimento do CadÚnico como principal dispositivo de registro da população em situação de rua e de acesso às políticas públicas sociais no país.

Além disso, outro aspecto que explica o crescimento é a ausência ou insuficiência de políticas públicas estruturantes voltadas à população em situação de rua, principalmente, de moradia de trabalho e de educação. O professor aponta que, a cada 10 pessoas em situação de rua no país, 7 não terminaram o ensino fundamental e 11% encontram-se em condição de analfabetismo, dificultando o acesso das pessoas às oportunidades de trabalho geradas nas cidades.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.