Metas de ano novo: qualidade do sono pode te ajudar a cumpri-las ou fracassar

Além de comer melhor, se exercitar mais e poupar dinheiro, dormir bem é outro hábito que deve ser incorporado à lista de metas para 2025. Ou pelo menos é o que sugerem pesquisadores de três universidades diferentes em um novo estudo.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Pesquisadores descobrem novo modelo cognitivo para criar e quebrar hábitos
  • Quer ficar menos tempo no celular em 2025? Veja dicas de especialistas

Publicada neste mês de dezembro na revista científica sobre sono Journal of Sleep Research, a pesquisa demonstrou que a sonolência aumenta a dependência de hábitos – sejam eles bons ou ruins.

Isso acontece porque a falta de sono adequado prejudica o autocontrole, aumentando a quantidade de atitudes tomadas no “piloto automático”.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Os pesquisadores da  University of South Carolina, CQUniversity Australia e University of Surrey, chegaram a essa conclusão ao acompanharem mais de 100 indivíduos ao longo de uma semana.

Após esse período, os autores compararam os níveis de sonolência e hábitos dos participantes, tanto comparando-os com eles mesmos em diferentes dias da semana quanto entre os outros participantes.

Assim, foi possível notar que quando as pessoas estavam mais sonolentas do que o normal, eram mais propensas a se envolver em comportamentos comumente praticados em vez de aderir a novas formas de agir.

Ou seja, além de causar desconforto, o estado de sonolência diurna impacta a capacidade de regular seus comportamentos conscientemente.

Leia também: Ficar muito tempo sentado prejudica até pessoas jovens e ativas, aponta estudo

“Agir de acordo com nossas preferências requer determinação intencional. Sentir sono diminui nossa capacidade de exercer essa determinação sobre outros desejos e tentações. Isso pode nos levar a agir habitualmente, de uma forma que vai contra nossos objetivos”, disse uma das autoras do estudo, Amanda Rebar, em um comunicado à imprensa.  

Para resistir a ficar deitado no sofá depois do expediente em vez de ir para a academia ou comer saudável em vez de pedir fast-food, é preciso, acima de tudo, ter um sono de qualidade.

Leia também:

  • Jejum de dopamina funciona? Veja o que dizem médicos e especialistas
  • Brain rot: por que consumir vários vídeos curtos deteriora a saúde mental?

VÍDEO: POR QUE É TÃO DIFÍCIL MEDIR PRESSÃO NOS RELÓGIOS INTELIGENTES? #Shorts

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.