O que fazer quando um voo é cancelado?

Quando um voo é cancelado, uma das primeiras coisas a se fazer é solicitar à companhia aérea a realocação do voo, alteração da data ou o reembolso. Os cancelamentos ocorrem por diversos fatores, como questões logísticas, mecânicas ou  meteorológicas, por exemplo. Assim, saber como proceder caso aconteça é importante. 

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A seguir, o Canaltech te ajuda a tirar as seguintes dúvidas:

  • O que fazer quando tiver um cancelamento de voo?
  • Quais são os direitos dos passageiros em caso de cancelamento?
  • Quando a assistência material deve ser oferecida?
  • Por que um voo é cancelado?
  • O que fazer quando o voo é cancelado em cima da hora?

O que fazer quando tiver um cancelamento de voo?

Depois de ser avisado sobre o cancelamento do voo, é preciso entrar em contato com a companhia aérea para ser realocado em um próximo voo, remarcar a viagem para uma nova data ou receber reembolso integral da passagem. 


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Para solicitar as opções possíveis, é preciso estar com todas as informações de comprovação do seu voo em mãos, como nota da compra da passagem e o cartão de embarque.

Quais são os direitos dos passageiros em caso de cancelamento?

Segundo Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), os passageiros têm os seguintes direitos em caso de cancelamento:

  • Receber o reembolso integral, incluindo a tarifa de embarque;
  • Remarcar o voo, sem custo, para data e horário de sua conveniência;
  • Embarcar no próximo voo da mesma empresa ou de outra empresa aérea, para o mesmo destino, sem custo, se houver disponibilidade de lugares.

Cabe ressaltar que nas duas primeiras opções a empresa poderá suspender a assistência material (comunicação, alimentação e acomodação).

Para quem está em aeroporto de escala ou conexão, a Anac destaca esses direitos:

  • Receber o reembolso integral e retornar ao aeroporto de origem, sem nenhum custo, e assistência material da empresa;
  • Permanecer na localidade onde ocorreu a interrupção e receber o reembolso do trecho não utilizado — a empresa poderá suspender a assistência material;
  • Embarcar no próximo voo da mesma ou de outra empresa aérea, para o mesmo destino, sem custo, se houver disponibilidade de lugares, e receber assistência material;
  • Concluir a viagem por outra modalidade de transporte (ônibus, van, táxi, etc) e receber assistência material;
  • Remarcar o voo, sem custo, para data e horário de sua conveniência — a empresa poderá suspender a assistência material.

Quando a assistência material deve ser oferecida?

A assistência material é oferecida de acordo com o tempo de espera a partir do início do atraso ou cancelamento:

  • A partir de 1 hora: comunicação (internet, telefone etc);
  • A partir de 2 horas: alimentação (voucher, refeição, lanche etc);
  • A partir de 4 horas: hospedagem (somente em caso de pernoite no aeroporto) e transporte de ida e volta.

Caso esteja no local de domicílio, a empresa poderá oferecer apenas o transporte para a residência do passageiro.

“Nos casos de atrasos superiores a 4 horas, cancelamentos ou interrupção de voos e preterição de passageiros, a empresa aérea deverá oferecer ao passageiro as opções de reacomodação em voo próprio ou de outra companhia aérea, reembolso integral ou execução do serviço por outro meio de transporte. A escolha é do passageiro. Além disso, a empresa também deve prestar assistência material, quando cabível”, diz a Anac.

Por que um voo é cancelado?

São vários os motivos para que um voo seja cancelado. No geral, isso acontece devido a problemas na aeronave, além de questões meteorológicas ou logísticas. O cancelamento acontece em prol da segurança dos passageiros e da tripulação.

Nesses casos, a empresa é obrigada a avisar o passageiro sobre qualquer mudança e oferecer o suporte necessário. As alterações do voo podem ser feitas pela companhia em até 72 horas antes do horário de partida do avião, de acordo com as regras da Anac.

O que fazer quando o voo é cancelado em cima da hora?

Quando a companhia cancela o voo em cima da hora, enquanto você está no aeroporto, procure a companhia a aérea para tirar dúvidas e remarcar a viagem ou solicitar o reembolso. Também é recomendável guardar todos os comprovantes, incluindo recibos de gastos extras com alimentação, hospedagem e transporte. 

Em todos os casos de cancelamento, sempre confira a política de alteração e cancelamento de voo da companhia com a qual vai viajar, assim como as determinações da Anac para essas situações. 

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