O que são microplásticos e por que fazem mal ao corpo humano

Uma grande preocupação da ciência moderna tem sido os microplásticos, cada vez mais detectados no ambiente e até no nosso organismo. Mas você sabe exatamente o que são microplásticos e por que fazem mal ao corpo humano?

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Método brasileiro extrai micro e nanoplásticos da água de forma eficiente
  • Pesquisa detecta microplásticos em sangue humano pela primeira vez

Os microplásticos são partículas menores que 5 milímetros, e vêm de objetos maiores que se quebram e se degradam com o tempo, como:

  • Sacolas plásticas
  • Garrafas de água
  • Capas de telefone
  • Roupas
  • Embalagens de alimentos
  • Pneus de carro
  • Cosméticos.

De acordo com um estudo publicado na Environment & Health, os humanos são expostos de três maneiras: pela ingestão oral, por inalação ou pelo contato com a pele.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Mas a ingestão oral é a via mais comum, impulsionada por coisas que as pessoas usam e consomem diariamente, como água potável, recipientes para comida para viagem, bicos de mamadeira de silicone, água mineral, sal ou até mesmo frutos do mar.

Como microplásticos entram no corpo humano

A FDA (Food and Drug Administration, órgão de saúde dos EUA) diz que “as pessoas podem ser expostas a microplásticos e nanoplásticos pelo ar, alimentos e absorção pela pele pelo uso de produtos de cuidados pessoais”.

Enquanto isso, o NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) aponta que “essas partículas minúsculas passam facilmente pelos sistemas de filtragem de água e acabam no oceano e nos Grandes Lagos, representando uma ameaça potencial à vida aquática”.

Alimentação

No que diz respeito à alimentação, os microplásticos entram no corpo humano por meio da carne que comemos. Quando os animais consomem em algum lugar da cadeia alimentar, eles se acumulam.

Mas eles também podem entrar no sistema agrícola por meio do composto, cobertura plástica ou lodo de esgoto, terminando no solo. De lá, podem se espalhar para as raízes, caules, folhas e frutos da planta.

Inalação

Também inalamos essas partículas, tanto que pesquisadores já encontraram microplásticos no pulmão humano.

Toque

Também somos expostos a microplásticos quando encontramos objetos cotidianos, como capas de celular. Por enquanto, a ciência acredita que os microplásticos não passam pela barreira da pele. Ainda assim, fica o alerta, já que pequenas partículas podem acabar nas mãos, nos olhos ou na boca.

Microplásticos fazem mal ao corpo humano?

Os estudos sobre essas partículas ainda engatinham quando o assunto é chegar a alguma descoberta concreta. No entanto, evidências já vêm ressaltando os malefícios.

Uma das descobertas é que a ingestão pode inflamar o trato digestivo. Além disso, causam dano nos tecidos. Neste estudo, os cientistas analisaram aves marinhas e viram cicatrizes generalizadas no estômago. As aves que ingeriram mais plástico tiveram mais cicatrizes.

Além disso, pesquisas já mostraram que essas partículas podem aumentar risco para doença de Parkinson. Isso porque partículas de poliestireno (PS) foram relacionados com o acúmulo de uma proteína conhecida como alfa-sinucleína, dentro dos neurônios. 

O que são microplásticos e por que fazem mal ao corpo humano (Imagem: engin akyurt/Unsplash)

A questão dos malefícios do plástico à saúde é tão intensa que já virou até nome de doença: plasticose. Mas estamos falando de um diagnóstico que foi somente confirmado em aves! Mais precisamente, da espécie pardela-de-patas-rosadas (Ardenna carneipes), que vive na ilha de Lord Howe. 

Microplásticos no corpo humano

Já falamos do pulmão, mas essas pequenas partículas de plásticos já foram encontradas já foram encontradas em diversas partes do corpo humano, como no coração, cérebro, sangue e até mesmo testículos. 

Leia também:

  • Microplásticos como o náilon podem perturbar funcionamento de hormônios sexuais
  • Você já ouviu falar em microplásticos? Veja o que eles podem fazer com o cérebro

VÍDEO | POR QUE DEVEMOS RECICLAR O LIXO ELETRÔNICO?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.