10 melhores jogos de RPG para consoles

Os jogos de RPG são amados por muitos e não é de se estranhar as razões: podemos encontrar histórias imersivas, personagens cativantes, muita estratégia e geralmente um mapa cheio de possibilidades. Não é à toa que este é um dos principais gêneros dos games e que possui várias subcategorias e subgêneros. 

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • 30 anos de PlayStation: qual é o melhor console?
  • Game Pass: quais as diferenças entre os planos de assinatura?

Mesmo que existam franquias “essenciais” dentro deste campo, como Final Fantasy, Dragon Quest, Pokémon e alguns outros, é inegável que há uma expansão cada vez maior de opções no mercado. E de muita qualidade, diga-se de passagem.

Pensando nisso, listamos os 10 melhores jogos de RPG para consoles. Com base em sua nota no Metacritic, também separamos algumas experiências dentro das várias subcategorias – buscando expandir ainda mais sua experiência dentro do gênero.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Os 10 melhores jogos de RPG para consoles 

10. Fire Emblem Three Houses: um dos melhores RPGs táticos

 

Com o lançamento do Nintendo Switch, a produtora decidiu trazer o RPG tático Fire Emblem para o console híbrido e acertou em cheio no capítulo “Three Houses”. Misturando estratégia, escolhas e sistemas interativos dentro da experiência, o jogo foi um grande sucesso entre o público e a mídia especializada.

Na trama, você é um mercenário que acaba parando em um colégio religioso e ensina táticas militares para vários jovens – sejam eles da nobreza ou aldeões. Além de poder escolher seus alunos, também há uma vasta gama de opções de classes para te ajudar dentro do combate. O game também inclui interações fora dos combates, como encontros e reuniões para conquistar e se aliar aos demais personagens.

  • Console: Nintendo Switch
  • Nota no Metacritic: 89

9. Like a Dragon Infinite Wealth: a grande conquista da SEGA

 

Após acertar em Yakuza: Like a Dragon, a SEGA e a Ryu Ga Gotoku Studio apostaram ainda mais alto em “Infinite Wealth”. A proposta é unir o novo protagonista da franquia Kasuga Ichiban com o lendário “Dragão de Dojima” Kazuma Kiryu. E esta junção dos dois, cada um com seu próprio estilo, foi uma decisão que gerou ainda mais carisma à saga. 

Além de manter o gênero de RPG, eles adicionaram ainda mais classes de personagens para ampliar o gameplay e tiveram um “surto criativo” com os mini-games: que vão desde entregar comida de bicicleta até capturar os “Sujimon” (personagens que têm tipos elementais e podem ser encontrados em diferentes locais como os Pokémon). 

  • Console: PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series
  • Nota no Metacritic: 89

8. Xenoblade Chronicles 3: ápice da franquia no Switch

 

Se os dois primeiros Xenoblade alcançaram um grande sucesso e uma base fiel de fãs, o terceiro consolidou todos os seus elementos de forma majestosa no Nintendo Switch. Um dos principais destaques é a mistura do gameplay de ambos os capítulos anteriores, que se funde aos gráficos aprimorados e também à linda trilha sonora. 

Na trama, duas nações estão em guerra e esquadrões inimigos acabam descobrindo algo que os tornam “aliados temporários”. No entanto, ambos os lados os consideram traidores e eles têm de provar a todos que este conflito entre eles pode ser resolvido de forma pacífica – claro, enquanto são caçados pelos verdadeiros vilões da história. 

  • Console: Nintendo Switch
  • Nota no Metacritic: 89

7. Diablo III Ultimate Evil Edition: o último grande jogo da Blizzard

 

Mesmo que muitos prefiram o segundo jogo da franquia, Diablo III: Ultimate Evil Edition é a versão definitiva da jornada para aniquilar os demônios nos consoles. É um dos melhores jogos de RPG de ação já produzidos pela Blizzard e possui várias opções de classes, habilidades e cenários a serem explorados.

Além de ser um excelente game, este é um dos únicos games de toda essa lista que podem ser jogados de forma cooperativa no multiplayer – o que permite se unir aos seus amigos para enfrentar o mal, trazendo muitas horas de diversão e lembranças para todos. A Ultimate Evil Edition inclui o jogo base, o DLC “Reaper of Souls” e a nova classe de personagem “Cruzado”. 

  • Console: PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One
  • Nota no Metacritic: 90

6. The Witcher 3 Wild Hunt Complete Edition: a aventura definitiva de Geralt

 

Não há qualquer debate sobre qual é a maior obra-prima da CD Projekt Red, com The Witcher 3: Wild Hunt vencendo essa disputa disparado na frente. O game foi o “Jogo do Ano” em 2015 e é um RPG que segue atual até os dias atuais – seja em termos de gráficos ou de gameplay.

Um ARPG de qualidade, nele vemos Geralt buscando sua protegida Ciri e enfrentando diversos monstros para concluir a missão. Enquanto busca pela jovem, você passará por um verdadeiro ecossistema espalhado pelo mapa, histórias envolventes dos demais personagens e vai encarar muitos embates para chegar em seu objetivo. 

  • Console: PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series
  • Nota no Metacritic: 92

5. Final Fantasy VII Rebirth: explorando o sucesso da Square Enix

 

Se a chegada de Final Fantasy VII Remake foi uma grande promessa, Rebirth consolida a reimaginação de um dos melhores jogos de RPG contemporâneos com maestria. Um mapa vasto que pode ser viajado através de Chocobos e veículos, mais interações com os personagens – seja do seu grupo ou coadjuvantes – e combates ainda mais intensos para a grandiosa sequência.

Na trama, descobrimos mais do passado misterioso entre Cloud e Sephiroth, enquanto ambos tentam escapar de seu destino. No caminho, o heroi encontra mais aliados e tem de enfrentar não apenas a ameaça do ex-SOLDIER, mas também as forças militares da Shinra – que se mostram mais perigosas do que imaginaram.

  • Console: PS5
  • Nota no Metacritic: 92

4. Metaphor ReFantazio: um JRPG como nenhum outro

 

A Atlus lançou Metaphor: ReFantazio como um potencial “terceiro pilar” de suas franquias, mas mal sabiam eles que “dosaram” errado a fórmula e acabaram foi trazendo um dos seus melhores jogos de RPG já feitos. No jogo acompanhamos um reino em decadência, que escolherá seu próximo rei através de eleições diretas – levando o protagonista a se candidatar e acompanhar toda a dificuldade do povo em sua campanha.

Elementos como relacionamentos sociais, batalhas que misturam turnos e ação, uma história extremamente imersiva, um estilo artístico único e a trilha sonora arrebatadora são apenas “detalhes” que tornam essa obra tão completa. Um destaque é o sistema de Arquétipos, que funciona como as “Classes” dos RPGs com ainda mais variações.

  • Console: PS4, PS5, Xbox Series
  • Nota no Metacritic: 94

3. Persona 5 Royal: a obra-prima da Atlus

 

Se Metaphor: ReFantazio é um jogo espetacular, foi graças ao que a Atlus já tinha conquistado com Persona 5 Royal. Esta é a versão definitiva do RPG lançado em 2017, trazendo não apenas uma história aprimorada para os “Phantom Thieves”, mas também vários recursos adicionais aos jogadores que se aventuraram pelo mundo metafísico.

Na trama, o grupo dos Phantom Thieves se une para roubar o coração daqueles que causam mal a um grande grupo de pessoas. Para isso, têm de entrar em seu “palácio mental” que fica em uma dimensão própria. No entanto, autoridades e figuras vilanescas começam a buscar por eles – trazendo uma verdadeira rede de intrigas e reviravoltas para dentro da narrativa.

  • Console: PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e Nintendo Switch
  • Nota no Metacritic: 95

2. Baldur’s Gate III: um RPG baseado em Dungeons & Dragons

 

Todos sabem que além dos jogos de RPG para videogames, também temos os RPGs de mesa e nele nenhum se destaca mais do que Dungeons & Dragons. E é exatamente neste aspecto que Baldur’s Gate III entra, sendo baseado em aventuras e personagens presentes em seus livros e grande narrativa. 

A aventura se passa no icônico “Forgotten Realms” e te coloca no papel de um personagem sem memória, que está buscando a cura para o ceremorphosis. Com várias classes para escolher, uma ampla gama de opções que levam a história para pontos bem distintos e gráficos de última geração, o título se consagrou tanto que até ganhou o prêmio como “Jogo do Ano” na The Game Awards 2023. 

  • Consoles: PS5 e Xbox Series
  • Nota no Metacritic: 96

1. Elden Ring: RPG de ação e soulslike de qualidade

 

É inegável que Elden Ring não é apenas um dos melhores soulslike produzidos pela FromSoftware, mas também um grandioso RPG que merece ser explorado. É o jogo do gênero com a maior nota dentro do agregador Metacritic, mostrando que a opinião sobre ele é unânime: é uma verdadeira obra-prima.

No papel de um imaculado, você precisa encarar grandes desafios e descobrir qual o seu papel dentro do grandioso mundo. Além de ser um mapa bem amplo, há uma quantidade massiva de inimigos e eventos únicos que tornam a aventura em um épico: seja pelo surgimento súbito de dragões ou até grandes reviravoltas dentro dos combates.

  • Console: PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series 
  • Nota no Metacritic: 96

Os seus melhores jogos de RPG

É importante notar que esta lista tem um aspecto mais amplo, baseado nas notas do Metacritic. Obviamente que cada jogador tem seus jogos de RPG favoritos que podem estar fora destes dez aqui presentes, então não se sinta mal caso aquele game que chegou em algum momento delicado da sua vida ou que te fez enxergar as coisas de forma diferente não esteja aqui. 

E se nenhum deles te agrada de algum modo, recomendamos que explore outras franquias para encontrar um que se encaixe melhor naquilo que entra na sua preferência. Há diversas franquias que são famosíssimas e que não estão por aqui, como é o caso de Dragon Quest, Pokémon, Octopath Traveler, Bravely Default, Shin Megami Tensei, Dragon’s Dogma, Dragon Age, The Elder Scrolls e vários outros. 

Entre os dez principais jogos de RPG que foram produzidos para consoles que listamos, estão aqui:

  1. Elden Ring
  2. Baldur’s Gate III
  3. Persona 5 Royal
  4. Metaphor: ReFantazio
  5. Final Fantasy VII Rebirth
  6. The Witcher III: Wild Hunt Complete Edition
  7. Diablo III: Ultimate Evil Edition
  8. Xenoblade Chronicles 3
  9. Like a Dragon: Infinite Wealth
  10. Fire Emblem: Three Houses

Se tem algum diferente para nos indicar, compartilhe o texto e nos marque na citação para vermos quais estão jogando e a opinião de vocês sobre os melhores jogos de RPG desta geração de consoles. 

 

Leia outras matérias do Canaltech:

  • 10 melhores jogos grátis para PC e consoles
  • Steam divulga os 100 jogos mais vendidos de 2024
  • O que é e como jogar na nuvem pelo Xbox Cloud Gaming?

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.