Cola pré-histórica era usada por neandertais

O uso de cola não é algo exclusivo da modernidade e muito menos das aulas de educação artística, segundo arqueólogos. No Paleolítico Médio, período que ocorreu entre 120 mil e 40 mil anos atrás, os neandertais usavam uma mistura de ocre com betume como cola na construção de ferramentas.

  • DNA neandertal explica motivo de alguns gostarem de acordar cedo
  • Reconstrução facial de neandertal de 56 mil anos desfaz estereótipos da espécie

O uso de material colante e adesivo é considerado como um marcador importante de cognição complexa e de desenvolvimento cultural. Até então, não se acredita que esses hominídeos da pré-história tinham essas habilidades tão desenvolvidas.

No recente estudo, pesquisadores da Universidade de Nova York (EUA) e da Universidade de Tubinga (Alemanha) revisaram achados arqueológicos encontrados em um sítio da França, conhecido como Le Moustier, na década de 1960.


Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Como as ferramentas neandertais foram cuidadosamente embaladas, a atual equipe conseguiu analisar a composição da substância orgânica aderente usada.

Qual a receita da cola?

Publicado na revista Science Advances, o estudo revela que o material adesivo usado pelos neandertais é constituído por ocre, um pigmento terrestre natural.  

A outra parte da cola é composta por betume. Este é um componente comum do asfalto e pode ser produzido a partir do petróleo bruto, mas também pode ocorrer naturalmente no solo.

“Ficamos surpresos que o conteúdo ocre fosse superior a 50%”, afirma o pesquisador alemão, Patrick Schmidt, em nota. Buscando entender o porquê dessa porcentagem, a equipe realizou testes de laboratório, onde foi possível descobrir qual era a forma e a utilidade da cola em cada tipo de composição.

Neandertais usavam cola para produzir ferramentas melhores (Imagem: Schmidt et al., 2024/ Science Advances)

Na composição que privilegia o uso do ocre, a massa adesiva é maleável. Nesses casos, ela pode ser usada para colar uma ferramenta de pedra e formar uma espécie de “cabo”, mas não é capaz de “prender” a mão de quem a usa.

Outro ponto é que, na região da França em que o sítio arqueológico foi encontrado, ocre e betume não estão amplamente disponíveis. Isso indica que os neandertais os colhiam em locais distantes, o que exigia esforço e planejamento.

Uso de cola por neandertais 

O uso de adesivos com vários componentes era, até então, conhecido como uma habilidade dos humanos modernos na África, mas não era relacionado com os neandertais na Europa. 

“O que o nosso estudo mostra é que os primeiros Homo sapiens da África e os neandertais na Europa tinham padrões de pensamento semelhantes”, afirma Schmidt. “Suas tecnologias adesivas têm o mesmo significado para a nossa compreensão da evolução humana”, completa. 

Recentemente, descobriu-se que os neandertais também usavam formas rudimentares de aspirina e antibióticos para cuidar da saúde.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • MWC 2024 | Motorola mostra celular vestível que pode ser usado no pulso
  • Presença de chumbo em copo Stanley rende processos à empresa
  • Xiaomi lança câmera de segurança CW500 com preço baixo e proteção contra chuva
  • Baleia-azul gera híbridos ao acasalar com outras espécies
  • Artigo científico com imagens esdrúxulas de IA é retirado do ar
  • MWC 2024: Samsung mostra Galaxy Ring com foco em saúde e bem-estar
Adicionar aos favoritos o Link permanente.