CPUs AMD conquistaram mais popularidade entre gamers em 2024

Os CPUs AMD representam 38,73% dos usuários do Steam, mostrando um aumento de 3% em dezembro de 2024 em comparação ao mês anterior. Apesar da distância entre os componentes da companhia e os da Intel ainda existir, é válido notar que essa diferença é cada vez mais reduzida. 

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • NVIDIA, AMD e Intel: os anúncios mais aguardados da CES 2025
  • Com 65% do mercado de CPUs gamer no Brasil, AMD revela segredo do sucesso

Enquanto os processadores do “Time Vermelho” têm apresentado um constante aumento de jogadores, as CPUs Intel não tiveram resultado positivo pelo terceiro mês seguido – principalmente desde que foram revelados os diversos problemas, tanto nos hardwares quanto nos negócios da fabricante. 

Enquanto a AMD continua crescendo com suas CPUs, a Intel viu uma redução de 0,80% de usuários no Steam entre os meses de novembro e dezembro. Enquanto isso, o “XTA” da Microsoft (emulador de x86 em chips ARM) apresenta uma média de 0,06% de usuários – sem aumentos ou quedas que foram registrados.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Esse aumento de usuários do Steam com CPUs AMD mostra que a tendência da última Black Friday e período de festas de fim de ano foi mais favorável para a companhia – principalmente com o lançamento de produtos da linha “X3D” para os processadores Ryzen 9000. 

A CPU AMD Ryzen 7 9800X3D já se mostrou um verdadeiro carro-chefe de vendas, ultrapassando até mesmo as vendas da popular 7800X3D. Com a expectativa do anúncio de novos processadores com 3D V-Cache durante a CES 2025, é possível que este número seja ainda maior no fim de janeiro e nos próximos meses.

Intel disputa espaço contra as CPUs AMD

Apesar de lançarem diversos modelos de processadores (Lunar Lake para notebooks e Arrow Lake para desktop) em 2024, a Intel teve muita dificuldade para comercializar seus componentes pelos diversos problemas que surgiram durante o último ano.

Se a companhia já enfrentava dores de cabeça com a instabilidade dos processadores de 13ª Geração (Raptor Lake), as acusações aos fabricantes de placa-mãe e demora para resolver o problema causou muita polêmica e clientes insatisfeitos. 

 

O baixo ganho de desempenho dos novos Lunar Lake e Arrow Lake (que têm como principal foco a eficiência energética) também levou muitos a seguirem para o lado da rival. Na tentativa de corrigir seu erro, benchmarks comprovaram que eles acabaram piorando a performance das CPUs Arrow Lake em jogos.

Na indústria tech, a Intel também não está em boa fase. Com queda nos lucros, a companhia acabou perdendo muito do seu valor de mercado desde agosto de 2024 e causou uma série de impasses: paralisação em obras, mudanças de planos, demissões em massa e até a saída do CEO Pat Gelsinger. 

Leia outras matérias do Canaltech:

  • 6 games novos para jogar em janeiro de 2025
  • Fim da crise? Preços das memórias RAM devem cair no início de 2025
  • AMD Ryzen 9 9000X3D | Especificações, preços, disponibilidade e tudo que sabemos

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.