SC registra 12 pessoas desaparecidas por dia em 2024, revela pesquisa; no Brasil, foram 219

Um levantamento do MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública) revela que mais de 73 mil pessoas desapareceram no Brasil em 2024, uma média de 219 por dia. Só em Santa Catarina, foram 3.908 desaparecidos, sendo 12 por dia.

SOS Desaparecidos em Santa Catarina

Segundo o portal SOS Desaparecidos, 280 pessoas ainda não foram encontradas em Santa Catarina – Foto: Divulgação/PMSC/ND

Os dados levam em conta registros de janeiro a novembro de 2024. O número de desaparecidos cresceu 2,23% no Brasil em relação a 2023 e 3,58% em Santa Catarina.

Com o objetivo de fortalecer a Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas, o MJSP lançou este ano a campanha “Não Espere 24 Horas”, durante o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas em 25 de maio.

O foco é desmistificar a ideia de que é preciso esperar um dia inteiro para registrar um desaparecimento. Na verdade, a comunicação imediata às autoridades é fundamental para aumentar a eficácia das buscas.

É importante comunicar o desaparecimento de crianças e adolescentes com rapidez

Denunciar o desaparecimento imediatamente ajuda nas buscas a crianças e adolescentes, que são 32% dos desaparecidos em SC – Foto: Maxim Tolchinskiy/Unsplash/ND

Outro ponto destacado na campanha foi a importância de avisar as autoridades quando a criança ou o adolescente é localizado, senão, continua nos registros e estatísticas oficiais.

Em 2024, 3.974 desaparecidos foram localizados em Santa Catarina, uma média de 12 por dia. O número pode se referir a pessoas que desapareceram em anos anteriores e só foram encontradas este ano. O aumento foi de 6,23% em relação a 2023.

No Brasil, foram 47.88 localizados em 2024, sendo uma média de 143 por dia. Os resultados tiveram aumento de 2,65%.

Crianças e adolescentes são mais de 30% dos desaparecidos em SC

Alerta Amber divulga desaparecidos nas redes sociais

O Alerta Amber divulga fotos e descrições de menores desaparecidos nas redes sociais para ajudar nas buscas – Foto: Freepik/Reprodução/ND

Os menores de 18 anos representam cerca de 32% dos desaparecidos em Santa Catarina em 2024, sendo 1.247 ao todo. Este ano, 1.214 crianças e adolescentes foram localizados.

No Brasil, mais de 20 mil jovens de até 17 anos desapareceram este ano, o que representa 27% do total. Além disso, 12,5 mil foram localizados.

Santa Catarina aderiu ao Alerta Amber, projeto criado em 2023 pelo governo federal. O sistema utiliza os feeds do Facebook e do Instagram para divulgar fotos e descrições das roupas de crianças e adolescentes desaparecidos.

As publicações alcançam contas em um raio de 160 quilômetros do local onde foi visto pela última vez. Para o acionamento do alerta, a vítima deve ser menor de idade, ter desaparecido em circunstâncias suspeitas e estar sob risco iminente de lesão corporal.

3,9 mil pessoas desaparecidas foram encontradas em SC

Em Santa Catarina, 3.974 pessoas foram localizadas este ano, sendo 1.214 crianças e adolescentes – Foto: Reprodução/Freepik

O levantamento do MJSP ainda mostra que os homens são a maioria dos desaparecidos em Santa Catarina. Eles representam cerca de 61% dos registros no estado e 63% no Brasil.

Em Santa Catarina, o mês que mais registrou desaparecimentos em 2024 foi março, com 413 registros. Já no Brasil, foi novembro, com 7.023. O mês de janeiro registrou mais pessoas localizadas.

O MJSP iniciou em agosto de 2024 uma Mobilização Nacional de Identificação de Pessoas Desaparecidas, com o intuito de desvendar casos antigos. Foram coletadas 1.645 amostras de DNA de familiares de 1.292 desaparecidos por meio da saliva em quase 300 postos espalhados por todo o Brasil.

Nas próximas fases da campanha, previstas para 2025, serão coletadas impressões digitais e material genético de pessoas vivas de identidade desconhecida. Ao final, as impressões digitais de pessoas falecidas sem identificação serão comparadas com registros disponíveis nos bancos de biometria.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.