Carros, TVs e IA: o que esperar da CES 2025, a maior feira tech do mundo

A CES 2025 está chegando, e com ela vêm alguns dos anúncios mais importantes e curiosos do mundo da tecnologia. A feira deste ano deve ser marcada por apresentações importantes de marcas como Nvidia, AMD, Intel, LG, Samsung, Hyundai, Honda e muito mais.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Mini ar-condicionado da Xiaomi começa a gelar em apenas 30 segundos
  • Fim da linha para o Vision Pro? Apple encerra produção, diz site

Confira abaixo sete áreas que devem ganhar bastante destaque na CES 2025:

1. Smart TVs e monitores com muita resolução

O segmento de monitores deve ser marcado pela ampla presença de marcas consagradas, incluindo a LG. A coreana mostrará sua nova TV Signature OLED de 88 polegadas com resolução 8K, além de uma tela recentemente lançada com tela enrolável que passa de 12 para 18 polegadas.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Recentemente, vazamentos mostraram quais aparelhos de TV a Samsung pretende levar para a CES, incluindo opções em 8K e até 85 polegadas. Entre os monitores, a empresa deve investir fortemente na IA para as suas telas, incluindo o Smart Monitor M9 que tem sistema operacional de TV, e painel 4K de 240 Hz Odyssey OLED G8.

Anunciada na CES de 2024, a TV transparente da LG deve aparecer novamente em 2025, mas agora estando à venda (Imagem: Divulgação/LG Display)

2. IA em tudo

Com um potencial de mercado de até US$ 13 trilhões (cerca de R$ 80 trilhões em conversão direta) até 2030, a IA está no centro de praticamente todas as discussões da CES 2025. A conferência de abertura de Jensen Huang, CEO da Nvidia, é vista com grande expectativa para abrir as portas de um evento extremamente focado no tema.

Contudo, as aparições devem ser um pouco diferentes do que foi visto no ano passado, marcado por gadgets como o Rabbit R1. Agora, especula-se que o foco passe para aplicações mais consolidadas, em vez de acessórios que se mostram mais como apostas.

Na prática, isso significa que a IA estará “espalhada” em outras categorias de produtos, incluindo notebooks que tenham processadores com NPUs (Unidades de Processamento Neural, grandes responsáveis pela IA em dispositivos) mais poderosas.

A OpenAI, responsável pelo ChatGPT, não estará presente de forma oficial no evento. Contudo, o Google e a Microsoft terão presença garantida, e certamente tocarão no tema múltiplas vezes.

Jensen Huang, CEO da Nvidia, fará keynote de abertura da CES 2025 (Imagem: Divulgação/Nvidia)

3. Casa inteligente mais integrada

Uma das áreas que mais poderá se beneficiar da IA é a de casa inteligente. Afinal, ela pode auxiliar robôs aspiradores a identificar obstáculos, e fechaduras inteligentes a entenderem quem está na porta, entre diversos outros exemplos.

Para além disso, a parte de smart home estará muito focada em compatibilidade com o protocolo Matter. Trata-se de um padrão que facilita o uso de diferentes itens de casa inteligente em plataformas distintas, permitindo usar lâmpadas das marcas credenciadas de forma diretamente integrada à Alexa ou Siri, entre outras facilidades — mesmo que o Matter já exista há anos, ele poderá ficar ainda mais integrado aos lançamentos.

Nos últimos dias, a LG já deu uma prévia do que esperar na CES 2025, incluindo uma lâmpada que rega automaticamente as plantas. Já sua linha de cozinha ganhará um micro-ondas com tela touch de 27 polegadas, entre outros itens smart.

LG mostrará lâmpada que rega as plantas (Imagem: Divulgação/LG)

4. Carros mais eficientes e seguros

Mesmo que grandes fabricantes de carros já tenham confirmado suas ausências na CES 2025, não há como ignorar o potencial do evento como direcionador de tendências no segmento. Nos últimos anos, ele foi até considerado por alguns como a maior feira automobilística do calendário, superando inclusive os encontros especializados.

Entre as novidades esperadas estão dois novos modelos da linha 0, da Honda. Os carros elétricos da empresa foram grandes estrelas da CES no ano passado, especialmente por conta do suporte para carregamento em apenas 10 minutos.

Já a Hyundai deve concentrar seus esforços para lançar primeiro painel holográfico de janela completa, que mostra informações úteis para quem está dirigindo, enquanto mantém o máximo nível de segurança. A tecnologia será utilizada no EV9, veículo elétrico da Kia, que também será mostrado na CES.

Honda deve mostrar novas soluções elétricas (Imagem: Divulgação/Honda)

5. Headsets e óculos

A Samsung deve lançar seu novo headset em um evento próprio, enquanto a Apple está tendo uma espécie de revisão das estratégias com a baixa demanda do Vision Pro. Mesmo assim, a parte de vestíveis pode ter algum destaque na CES 2025.

Afinal, existe a expectativa de que startups e outras empresas de menor porte apresentem suas soluções, especialmente com os óculos que tragam elementos virtuais nas lentes. A ideia é trazer parte das tecnologias vistas nos headsets, mas em uma construção bem mais leve, confortável e parecida com armações tradicionais.

Contudo, os headsets de realidade virtual e aumentada também podem aparecer na CES, especialmente com foco entre empresas para uso em tarefas específicas. Gadgets de VR com foco gamer também devem dar as caras.

6. Laptops para todos os gostos

A CES costuma ser um dos momentos mais aguardados do ano para quem procura as principais novidades em notebooks. Para a edição de 2025, a ASUS deve anunciar seu novo Zenbook Copilot PC, que promete ter a alta duração de bateria como destaque, com até 32 horas de uso.

Notebook da Lenovo com tela enrolável chamará a atenção na CES 2025 (Imagem: Evan Blass)

Por parte da LG, a expectativa é para a chegada da nova linha Gram. Trata-se do primeiro Copilot + PC da empresa, incluindo seu próprio assistente de inteligência artificial (IA), chamado de Gram AI. Na prática, isso significa que será possível rodar os grandes modelos de linguagem da empresa, além de utilizar o GPT-4o quando conectado à internet.

Entre os modelos mais peculiares, o destaque fica para o novo notebook de tela enrolável da Lenovo. Não foram divulgadas muitas informações técnicas do dispositivo, mas é esperado que ele tenha um painel de 12 polegadas capaz de se estender a até 15 polegadas no modo desenrolado.

7. Hardware ganha destaque

Na parte de hardware, é possível que grandes empresas como a AMD e Intel apresentem processadores mais próximos do uso geral, após o lançamento das plataformas mais poderosas Ryzen 9000 e Core Ultra 200S da série Arrow Lake, respectivamente.

  • Veja tudo o que esperar em hardware e notebooks na CES 2025
Placas gráficas RTX 5090 serão lançadas na CES 2025 (Imagem: overclock3d)

A Nvidia também aparece no centro das atenções com a chegada das placas gráficas RTX 50, que comporão a linha mais poderosa e avançada do mundo. Também há a expectativa de que a CES se mostre como o ponto de início de uma virada no mercado de GPUs, com a possível investida da AMD em segmentos mais acessíveis.

Permeando produtos como TVs e monitores, a chegada do padrão HDMI 2.2 também poderá ser um dos maiores pontos de conversa da CES 2025. Ele promete trazer maiores velocidades de transmissão de dados em comparação com a versão 2.1b atual.

Não se sabe exatamente como as melhorias se refletirão no contexto atual, em que o HDMI 2.1b já suporta 4k em 120 Hz e 8k em 60 Hz — mais que suficiente para a necessidade de grande parte dos consumidores.

Quando começa a CES 2025?

A CES tem início oficial no dia 6 de janeiro e se estende até o dia 10. O evento ocorrerá em Las Vegas, Estados Unidos, e terá cobertura completa do Canaltech.

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.